
8/agosto/2009
Uma comunidade com certa dificuldade com a matemática
. Mauricio Dias, na excelente coluna “Rosa dos Ventos” da Carta Capital que está nas bancas, traz a reportagem “O Reino da Dinamarca – talvez a CPI da Petrobrás tenha de revolver o passado do rei Fernando Henrique”.
. Trata-se de pormenorizada descrição dos favores que a Petrobrás do rei Fernando Henrique prestava.
. Como se sabe, Mino Carta uma vez propôs um concurso – “quem é o maior Tartufo brasileiro?” -, e Fernando Henrique ganhou fácil (*).
. Fernando Henrique e a Petrobrás eram particularmente generosos com D. Ruth Cardoso e sua obra, o Comunidade Solidária.
. D. Ruth demonstrou uma sistemática incapacidade de prestar contas convincentes dos milhões de reais que recebeu da Petrobrás.
. Luciana Cardoso, filha do rei, também recebeu “trabalho remunerado” pela Petrobrás.
. Rodolpho Cardoso de Oliveira recebeu inúmeros repasses da Petrobrás e num dos papéis das transações contábeis há observação feita à mão: “Primo de FHC”.
. Arthur “caso de psiquiatra” Virgilio foi tosquiar e saiu tosquiado.
. Das denúncias que bateram no Conselho de Ética do Senado, a única que sobrevive é a contra ele.
. Essa CPI da Petrobrás, que pretende desequilibrar o presidente Lula e tomar o pré-sal para os que contratam FHC a US$ 50 mil por palestra (fora o jatinho **) pode bater na D. Ruth.
. Vai ser um Deus nos acuda.
. Como se sabe, os demo-tucanos são muito chics e a Evita deles é a D. Ruth …
Paulo Henrique Amorim
(*) Outro insigne Tartufo é o Caio T. (“T” de Tartufo) Costa, professor de ética no jornalismo e censor de blogs, como tentou fazer com o Conversa Afiada, quando se hospedava no iG, que ele presidia.
(**) Não se trata do jatinho do Tasso Jereissati. O jatinho do FHC é o que ele exige para ele, a secretaria e um segurança, quando se descola de São Paulo para pronunciar conferências que se perdem com a brisa do mar … Os demo-tucanos adoram um jatinho. Especialmente os do Daniel Dantas …
Colaboração da amiga Nancy Lima.
4 comentários:
Um mito de competência.
Porque tanta gente séria, não estou falando na mídia, e por tanto tempo, viu tantas qualidades no Senhor José Serra, a fama, sem base na realidade, de um homem competente e preparado, mas onde estão as realizações administrativas ou as idéias de Serra, o que fez para merecer uma avaliação tão positiva, o que escreveu, quais são as suas teses. Não deixa ser uma questão relevante, afinal Serra é um candidato potencial a Presidência.
Lembrando que Serra já era considerado em 2002 um grande gestor, era verdadeira uma cantilena, uma “verdade” repetida tanta vezes para poder alimentar uma mistificação.
Afinal José Serra foi, é, e será sempre competente, até o final dos tempos, mas até aí tudo bem, eu só queria saber o porquê, então vejamos:
1 - Sua experiência como chefe de um poder executivo pode ser considerada como muito curta e muito recente, além da qualidade duvidosa, porque depois de muitos anos militando na política, e sempre com muito destaque e espaço na mídia, só recentemente ocupou e por apenas alguns meses o cargo de prefeito de São Paulo, e agora exerce pela primeira vez o cargo de Governador, mas as considerações sobre sua suposta competência vêm de muito longe, desde os anos 80 que tenho ouvido falar que Serra é muito competente, na verdade um lugar comum. O governo de SP é a primeira oportunidade real para avaliarmos quem é José Serra, até aqui muito mais um mito que esta se desfazendo.
2 - A passagem de Serra pelo Ministério da Saúde seria a comprovação de toda essa capacidade, na mídia é ate hoje muito enaltecida, mas muitos profissionais do setor contestam sua administração, tivemos a epidemia de dengue, Serra demitiu os mata-mosquitos e transferiu a responsabilidade para os municípios, desde a febre amarela no início do século XX a questão da prevenção das grandes epidemias foi federalizado por suas características, mas quem vai discutir com o gênio da gestão, e ainda há o questionamento da verdadeira autoria de alguns programas, como no caso dos genéricos, mas pelo menos temos um período maior para avaliar, mesmo que seja mal.
3 - Qual foi a participação de Serra na formulação da política econômica, nos governos de Itamar e de FHC, foi rápida sua passagem no planejamento, como podemos avaliar Serra como gestor de política econômica, que cargos ocupou e seu respectivo desempenho. E porque será que ele não foi convidado por Tancredo, Sarney, Itamar ou FHC para o Ministério da Fazenda, afinal porque dispensaram alguém tão competente..
4 - Como parlamentar, inclusive na constituinte, se destacou por defender os interesses de SP, muitas vezes em detrimento de outros estados, como na questão do ICMS na origem ou não, mas isso é uma outra questão, de bairrismo, além disso a competência na atividade parlamentar não é o que coloco aqui em questão, mas a tão propalada capacidade administrativa de Serra e seu profundo conhecimento sobre tudo, ele é “o sabe tudo”.
5 - Quanto a atuação de Serra como secretário no governo de Franco Montoro, acho que foi de planejamento, por falta de subsídios não vou avaliar, mas quem sabe o PHA ou outros não possam ajudar.
6 - Finalmente no campo das idéias, no mundo acadêmico, não me lembro de um artigo ou coluna nos jornais que eu tenha lido ou na internet, de alguém com algum questionamento sobre uma tese articulada por José Serra, um trabalho acadêmico, um livro, o que temos são repercussões sobre declarações de Serra, sempre amplificadas pela mídia amiga, o tal do PIG. Se tivéssemos numa Brasil algo parecido com o Nobel Serra ganharia. Qual o peso do trabalho intelectual do “Professor” e “Economista” José Serra.
Só quero saber onde e quando nasceu esse fenômeno de competência.
Ótimas considerações, Fernando.
Fernado, Serra é uma invenção da mídia escravocrata paulistana.Esse negócio de dizer que Serra é bom administrador é papo furado. Que Serra foi o melhor ministro da saúde do Brasil é uma aberração.
Foi sob o comando de Serra no Ministério da Saúde que o Brasil teve uma epidemia de dengue.Isso é fato.
É no governo de São Paulo, admnistrado por Serra, que está ocorrendo o amior número de óbito em decorrência da gripe suína.
Serra, com o apoio da mídia, diz aos quatros cantos do mundo que enfrentou as empresas mutinacionais no caso dos medicamentos da AIDS, mas não diz que a briga dele contra tais empresas ocorreu porque FHC, quando ele(Serra) era ministro de Planejamento, revogou, por pressão dos EUA, a Lei nº 5.772/71(Leis de Propriedade Industrial)), e instituiu a Lei nº 9279/96, lei muito mais maléfica para o Brasil que a revogada.
Serra diz que criou o genérico. Essa é mais uma mentira dele. A lei dos genéricos é de autoria de Eduardo Jorge, ex-PT, e teve como introdutor no Brasil o ex-ministro Jamil Haddad, conforme ele disse recentemente.
Enfim, Serra é uma enganação.
Vocês pensariam em dispender o mesmo tempo e esforço para discorrer sobre a "formação, realizações administrativas, idéias, o que fez para merecer uma avaliação positiva, o que escreveu e quais são as teses" do "Cel." Lulla da Silva (e, mesmo, da candidata-botox, Dilma Roussef, que é bem mais preparada do que ele)?
Se vocês forem sinceros, fazendo uma rigorosa abstração das realizações de governos anteriores que ele tem usurpado como bom espertalhão que é, vão estar diante de uma realidade terrível, que é o político mais chucro, despreparado e enganador que o mundo jamais conheceu!
Mas tranquilizem-se, que pelo menos ele terá provado uma tese, uma pelo menos: a de que qualquer indivíduo, por mais chucro e despreparado que seja, pode chegar à desgovernança deste país, desde que seja suficientemente enganador para isso!
Postar um comentário