segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Por que Humberto Costa perdeu a eleição


Discute-se muito aqui no Recife o motivo da derrota de Humberto Costa no pleito de ontem.

Uns dizem que foi porque o PT fez uma má administração nos quatro anos de João da Costa. Outros dizem que foi por causa da briga interna do partido. Outros  dizem que foi por causa da força do governador Eduardo Vasconcelos. E outros tantos dizem que foi porque o recifense  está saturado com o PT.

Alguns desses motivos batem com a minha opinião, outros não.

No meu modesto entendimento três motivos levaram à derrota de Humberto Costa.

O primeiro deles é que, realmente, a briga interna no partido contribuiu e muito para a derrota de Humberto. Ouvi muito gente, a maioria que sempre votou no PT, dizendo que não votaria em Costa por causa da briga entre o grupo político de Humberto Costa e o de João da Costa. O mal avaliado João da Costa saiu da briga como vítima do processo em que sua candidatura foi rifada, o que levou muita gente a ter pena dele e descontar em Humberto Costa. João da Costa, que concorreu na eleição de 2008 sem se submeter à prévia eleitoral mesmo com duas candidaturas postas, a de Humberto Costa e a de Maurício Rands,que reclamou durante todo o processo eleitoral da intervenção  DN  na eleição do Recife(engraçado que João da Costa não reclamou quando João Paulo impôs seu nome na eleição de 2008), terminou saindo como vítima.

O segundo deles é que a administração de João da Costa foi fraca. João Paulo deixou a prefeitura do Recife com muitas obras encaminhadas e João da Costa não soube aproveitar a herança bendita de João Paulo. João Costa não fez sequer uma avenida aqui no Recife, João da Costa pouco se lixou para o lixo das ruas, João da Costa se empenhou muito na política de higienização do Recife, assim como fez a dupla Kassab/Serra em São Paulo. As ruas do Recife parecem mais com uma tábua de pirulito: é buraco por todos os lados.

E, por último, Humberto perdeu por conta de seu mau guia eleitoral. O pior de todos. O marqueteiro de Humberto foi incapaz de mostrar o Recife antes e depois da administração do PT.A diferença do governo do PT para o governo do DEM/PSDB/PMDB é enorme, e, não obstante, o PT não explorou essa diferença. A coordenação da campanha de Humberto fez algo inusitado no guia eleitoral e nas inserções. Em vez de brigar com o segundo colocado na disputa eleitoral, um sujeito que não tem nenhum conteúdo, que vem de uma família de raposa política, que não tem coragem de dizer que é filiado ao PSDB, que está em débito com a Justiça por causa de seu envolvimento com malfeito, foi brigar com Geraldo Júlio (PSB-PE), que aparecia como líder disparado em todas as pesquisas eleitorais.

Essa história de dizer que a perda de Humberto deveu-se a boa administração de Eduardo Campos, padrinho político de Geraldo Júlio, não me convence. Se isso fosse procedente Geraldo teria ganho a eleição com 70% dos votos, assim como ocorreu com Eduardo Paes no Rio de Janeiro. Geraldo, mesmo com uso abusivo da máquina pública do Estado de Pernambuco (Eduardo chegou a colocar, em horário nobre da Rede Globo, uma nota paga com recurso pública para negar que tem  pretensão de privatizar a COMPESA, Eduardo chegou a convocar a imprensa para anunciar a redução de ICMS sobre a compra de carro usado, Eduardo chegou a colocar nas ruas, na semana que antecedeu  eleição, dezenas de viaturas novas para mostrar que o Recife é hoje uma cidade segura), mesmo com a ajuda do Ministério Público Eleitoral e do Poder Judiciário, mesmo com os milhões gastos na sua campanha milionária, mesmo em uma coligação com 14 partidos ganhou por pouco a eleição no primeiro turno.

Por último, a derrota do filho de Jarbas Vasconcelos para um das vagas na Câmara dos Vereadores foi humilhante. Jarbas passou todo o guia eleitoral pedindo voto para Jarbinhas. O babacão nem sequer falava, Jarbas era quem falava por ele, da boca de Jarbinhas só se via os dentes graúdos, mesmo assim o idiota perdeu.Jarbas já era!

Nenhum comentário: