domingo, 30 de novembro de 2008

LAVANDERIA DANIEL DANTAS

30/11/2008

Dantas lavou dinheiro no porto de Santos, acusa PF

Folha Online

O banqueiro Daniel Dantas usou uma empresa dele que opera o terminal de contêineres do porto de Santos (SP), chamada Santos Brasil S/A, para lavar dinheiro que tinha fora do país, segundo documentos apreendidos pela Polícia Federal, informa reportagem de Mário Cesar Carvalho na edição deste domingo da Folha de S.Paulo.

Os papéis indicam que o próprio Dantas comprou debêntures da Santos Brasil com recursos que tinha no exterior.

Para as autoridades brasileiras, parece que a compra foi feita por investidores estrangeiros, já que foram usados intermediários para esconder o real proprietário dos recursos, ainda de acordo com a polícia.

A PF acusa o banqueiro de ter lavado dinheiro de quatro maneiras pelo menos: com gado, mineração, empreendimentos imobiliários e comprando debêntures da Santos Brasil.

Segundo Nélio Machado, advogado do banqueiro, todas as operações das empresas de Dantas, incluindo a venda de debêntures da Santos Brasil S/A, são legais. Ele afirmou que as operações passam por análise pericial.

Ontem, reportagem da Folha informou que a PF pediu nova prisão preventiva do banqueiro à Justiça.

A justificativa do pedido é de que Dantas continuou a praticar os crimes pelos quais é acusado na Operação Satiagraha : gestão fraudulenta do Banco Opportunity, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Nenhum comentário: