quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Lula é eleito homem do ano por jornal francês

Le Monde, um dos principais jornais do país, destaca a trajetória do presidente brasileiro

Do R7.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pelo jornal francês Le Monde, um dos principais do país, como o homem do ano. É a primeira vez que a escolha é realizada pelo jornal e ela deve acontecer todos anos a partir de agora. Em artigo, Eric Fottorino , do Le Monde, disse que a pretensão do periódico foi destacar uma pessoa cujo trabalho e reputação tomaram uma dimensão internacional. Leia abaixo trecho do texto de Fottorino.

- Sentimos que, por sua carreira singular de antigo sindicalista, por seu sucesso na condução de um país tão complexo como o Brasil, com sua preocupação com o desenvolvimento econômico, a luta contra as desigualdades e a defesa do ambiente, Lula foi bem merecido … o mundo.

Este ano, Lula já tinha recebido a mesma homenagem pelo jornal espanhol El País. O presidente do governo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, encarregado de fazer o perfil de Lula, elogiou a trajetória do estadista brasileiro.

- Seguindo o caminho aberto por seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, o Brasil, em apenas 16 anos, deixou de ser o país de um futuro que nunca chegava para se transformar em uma formidável realidade, com um brilhante porvir e uma projeção global e regional cada vez mais relevante.

Nenhum comentário: