quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Roberto Freire, o traidor


Ontem, ao ler um artigo do cumpadi DiAfonso, do Terra Brasilis, sobre Roberto Freire, lembrei-me de um fato ocorrido anos atrás.


O ano era 1986, pouco tempo após a redemocratização do Brasil.


Conheci, na faculdade de Direito, três "camaradas" ligados ao partidão.


Yonas, um sujeito torto que só um pé de cajá, filho de um fazendeiro no Rio Grande do Norte, terra de Agripino Maia.Arnaldo, um médico bastante gozador e Claudionor, meu grande cumpadi e amigo, hoje Juiz de Direito.


Certo dia Yonas convidou eu, Arnaldo e Claudionor para participar do Congresso Nacional do PCB, no Teatro do Parque, aqui no Recife.


Nem Arnaldo nem Claudionor aceitaram o convite, o Terror aceitou.


Quando adentro ao Teatro do Parque, vendo aquele povo todo de vermelho e entoando o Hino da Internacional Comunista, emocionei-me, os pentelhos do meu ânus batiam palmas, de tanta emoção.Nunca antes na História deste país eu, matuto do interior, com pouco tempo de Recife(cheguei aqui em 1985) havia ido a um Congresso de um partido.O PT, na época, ainda estava engatinhando.


Lembro-me, como se fosse hoje, que a mesa do Congresso era composta por Roberto Freire, Byron Sarinho e Paulo Cavalcanti, já falecidos, o médico Aníbal, hoje ainda no PCB, Hugo Martins, depois este se debandou para o lado do PFL, hoje DEMO, e outras figuras não muitos importantes.Raul Jungmann, naquela época, não tinha filiação partidária, simpatizava com o MDB e com o PDS.


De todos, o que mais me chamou a atenção foi Roberto Freire, ainda jovem, um grande orador.


Na hora que Freire estava discursando, eis que, de repente, um bêbado atira em outro na frente do Teatro do Parque.


Pense na correria. Era homem, mulher, velho, todos correndo, ainda assustados com o trauma da Revolução de 1964.


O Terror, assim que viu acorreria partiu com mais de dez para baixo da mesa onde se realizava o Congresso. Certamente, hoje, o Teror não corre mais. Yonas deu uma carreira tão grande que foi parar no Rio Grande do Norte.


Lá debaixo, eu só ouvia Freire dizer:"o povo unido jamais será vencido". Calma pessoal, esses milicos só estão fazendo medo.Essa gente foi derrotada pelo povo, o povo não quer mais retrocesso.


A esta altura todos já estavam sabendo que os tiros não foram disparados pelo o Exército, e sim por um cachaceiro, mas Roberto Freire, metido a macho, continuou discursando, para o delírio de uma pequena plateia que ainda se encontrava no teatro.


Pois bem. Esse Roberto Freire valentão, em que votei por duas vezes, hoje é aliado do que há de mais atrasado no Brasil.O tiro disparado pelo cachaceiro bem que podia ter acertado Freire, só assim estaríamos, hoje, livre deste traidor safado.


4 comentários:

Adão disse...

Gilvan, não se chateia, o que essa corja + o pig vai receber em 2010 e uma lavada de votos tão grande que vam perder o rumo de casa, quem viver vera, Dilma neles...

Adão disse...

Gilvan, sou muito grato,por voce nos oferecer o que ler aqui ("O TERROR DO NORDESTE") sem manipulação, muuito obrigado mesmo, veleu, e esta valendo apena ter este blog nos meus favorito, suas TERRRORISTAS vam ter muito orgulho de voce, quando no futuro rever sua historia.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Adão, muito obrigado pelas suas sinceras palavras. Um Feliz Natal.Abraços.

Unknown disse...

A ESQUERDA NUNCA PERDOA OS SEUS DETRATORES. ROBERTO FREIRE CONSTRUIU SUA CARREIRA SOB O MARTELO E A FOICE DO VELHO PARTIDÃO, ORGANIZADO NO MDB.

DEPUTADO POR VÁRIAS LEGISLATURAS, COM VOTOS DE OPINIÃO DE QUEM O VIA COMO UMA OPÇÃO DE VANGUARDA.

MAS O MAIOR ERRO DE FREIRE FOI A INDECÊNCIA DE TER USADO O ROMPIMENTO DO PPS COM O GOVERNO LULA PARA FICAR MAIS À VONTADE COM QUEM ELE JÁ ENTRAVA ESCONDIDO EM SEUS BANQUETES, O PSDB E O PFL, TANTO QUE LIDEROU O GOVERNO ITAMAR NA CÂMARA E INDICOU RAUL JUNGMAN AO MINISTÉRIO DE FHC, FAZENDO POUCO OU NENHUM CASO DAS ORGIAS PRIVATISTAS NEOLIBERAIS.

DERROTADO EM 2002, CIRO GOMES LEVOU O PPS A APOIAR LULA NO 2º TURNO, SE DEPENDESSE DE FREIRE, TERIA APOIADO SERRA.

VALE LEMBRAR QUE FREIRE CHAMAVA ARRAES DE 'ATRASO DE PERNAMBUCO', MAS FOI ATRAVÉS DELE QUE SE ELEGEU SENADOR EM 1994, TENHO HOJE O ARREPENDIMENTO DE TER VOTADO NELE NA PRIMEIRA ELEIÇÃO DA MINHA VIDA.

A HISTÓRIA DÁ O TROCO, TANTO QUE NÃO TENTOU A REELEIÇÃO EM 2002 E QUASE NÃO CONSEGUE SEQUER O ÚLTIMO MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL.

HOJE, TENTA SE ELEGER ILUDINDO O POVO DE SÃO PAULO COM O DISCURSO FALSO DA NOVA ESQUERDA. NA VERDADE, UMA TENTATIVA DE DAR UMA CARA DE DIREITA RENOVADA COM DISCURSO DEMOCRÁTICO.

CAMARADA, PARABÉNS PELO SEU BLOG. UM ABRAÇO REVOLUCIONÁRIO E SAUDAÇÕES RUBRO-NEGRAS!


Bráulio Wanderley
Historiador e editor do blog historiavermelha.blogspot.com