sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dilma é 2ª mais popular na América Latina



BBC Brasil

A aprovação dos brasileiros em relação ao governo caiu entre 2010 e 2011, embora a presidente Dilma Rousseff apareça em segundo lugar entre os líderes mais admirados pelos latino-americanos, segundo pesquisa de opinião da ONG Latinobarómetro.
 
 
 
O levantamento, divulgado nesta sexta-feira (28), perguntou aos brasileiros se aprovam a forma como a presidente está liderando o país. A aprovação caiu de 86% em 2010, ainda no governo Lula, para 67% em 2011, segundo a ONG, com sede em Santiago, no Chile.
 
 
 
A Latinobarómetro encomendou a pesquisa em 19 países da América Latina. No Brasil, o levantamento foi realizado pelo Ibope.
 
 
 
A queda na aprovação do governo brasileiro, de 19 pontos percentuais, é a segunda maior registrada entre os países pesquisados, perdendo apenas para o Chile, onde a popularidade teve uma redução de 27 pontos.

Questionados se o Brasil 'governa para o bem do povo', 52% dos entrevistados deram uma resposta positiva em 2011, contra 68% no ano passado.
 
 
 
Quando questionados sobre 'o que falta na democracia', 48% dos entrevistados de todos os países responderam 'reduzir a corrupção'. No Brasil, este item aparece como a principal preocupação diante da pergunta sobre democracia.

Dilma x Obama


Os entrevistados de todos os países também avaliaram os líderes da região e de outras partes do mundo, a partir de uma lista apresentada pelos pesquisadores, em uma escala de zero a dez, sendo zero 'muito ruim' e dez, 'muito boa'.
 
 
 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu a avaliação mais alta (6,3), com Dilma em segundo (6,0).
 
 
 
As menores avaliações ficaram com o ex-presidente de Cuba Fidel Castro (4,1) e com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez (4,4).
 
 
 
No levantamento, o Brasil foi apontado pelos entrevistados como o país de maior liderança na região, deixando os EUA em segundo lugar e a Venezuela em terceiro.
 
 
 
No Uruguai e na Argentina, segundo o estudo da Latinobarómetro, mais da metade dos habitantes acham que o Brasil é o principal líder da América Latina.
 
 
Os países da América Central são os que menos sinalizam o Brasil como líder regional. O Brasil também é definido, na pesquisa, como o 'país mais amigo da América Latina'.

Quando a questão é sobre qual 'país modelo' deve ser seguido, o Brasil aparece em terceiro lugar.

Neste quesito, os Estados Unidos aparecem em primeiro e a Espanha, em segundo. A China ficou em quarto lugar, com a França em quinto e a Venezuela em sexto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Poularidade na América Latina, onde prevale a demagogia e o populismo, não é qualidade, mas defeito. A prova é o Exu Tranqueira, que é popular mesmo sendo uma tralha como nunca se viu antes nas história deste país.

Anônimo disse...

Kadhafi certamente está feliz lá no paraíso o irmaõ do cumpanheiro kkkkkk
bate palma pra Monica assassina
genti insana