sexta-feira, 20 de abril de 2012

Dilma:Brasil tem de buscar juros praticados no exterior



Questionada sobre a redução de juros realizada pelos bancos neste mês, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (20) que o Brasil precisa buscar um "patamar de juros similar ao praticado internacionalmente".

"Tecnicamente fica muito difícil o Brasil, diante do que ocorre no mundo, justificar spreads tão elevados. Então, eu acredito que isso será um processo de amadurecimento do país, que vai nos encaminhar progressivamente para nós termos juros mais condizentes com a nossa realidade também", afirmou Dilma após cerimônia no Palácio Itamaraty.


O spread representa a diferença entre o quanto o banco paga para obter dinheiro no mercado e o valor cobrado dos clientes.


Nesta semana, os grandes bancos privados cederam às pressões do governo e anunciaram redução em algumas das taxas de juros de empresas e consumidores. A decisão foi tomada duas semanas após Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal desafiarem a concorrência cortando juros.


Nesta sexta-feira, a Caixa se juntou ao Banco do Brasil em uma nova redução de taxas. A justificativa para a segunda queda é o corte dos juros básicos, de 9,75% para 9%, feito pelo Copom (Comitê de Política Monetária) na quarta-feira.


Segundo Dilma, o Brasil vive uma situação "muito especial em relação às economias emergentes", e "não é um país qualquer". "Estamos caminhando para taxas maiores de crescimento. Então, os juros também vão refletir cada vez mais essa realidade de maturação."


A presidente afirmou que vai continuar monitorando a situação econômica do país, avaliando a inflação, taxa de câmbio e valor de commodities, por exemplo.Uol.

Nenhum comentário: