terça-feira, 24 de abril de 2012

Petista faz lobby, tucano dá palestra

Serra dá palestras remuneradas a empresários



Serra fala a empresários do comércio em Ribeirão Preto


A Folha de São Paulo, que acusou Palocci de ele estar fazendo lobby,   não pensa assim quando um tucano faz a mesma coisa.José Serra, que anda recebendo dinheiro de empresários que antes faziam fila para beijar a sua mão no governo de São Paulo, foi chamado pela Folha de palestrante.Palestrante uma ova! lobbista.Aí algum engraçadinho pode vir a dizer:oi, mas Lula também não ganha dinheiro fazendo palestra?`Para esses maldosos eu digo: Lula é Lula.Lula foi o presidente que colocou o Brasil nos trilhos(na questão econômica e social), o presidente que fez com que o Brasil saísse ileso da maior crise econômica da história mundial.Por isso, Lula tem que mostrar ao mundo como governou tão bem este país numa grave crise econômica. E Serra? Serra é um ex-governador de uma Província(assim como são os demais governadores do Brasil), que nada tem para mostrar ao mundo, ao empresariado.A propósito, Serra é o único ex-governador do Brasil que dá palestras.Eu nunca vi um ex-governador dando palestras.Essa Folha é muito cara-de-pau, nem consegue disfarçar a sua parcialidade.


 
Associações empresariais pagaram para que o ex-governador José Serra (PSDB) fizesse palestras a seus associados nos últimos meses, depois de ele ter anunciado sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo.


 
Ontem, o tucano se apresentou a empresários em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) em palestra contratada pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado).


 
Serra se recusou a revelar o valor recebido por se tratar de um contrato particular. "Não, não falo [a remuneração]. Isso é uma coisa [combinada] entre particulares. Mas não é nada extraordinário. Quem dera fosse", disse.

Segundo a campanha de Serra, ele tem feito tanto palestras remuneradas quanto gratuitas. As que proferiu neste mês na ACSP (Associação Comercial de São Paulo) e na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado), por exemplo, não foram remuneradas, de acordo com as duas entidades.

Serra afirmou não saber ao certo de quantos encontros participou desde o ano passado. "Tenho feito dezenas delas. [O número] varia muito. Semana passada foram duas ou três, mas tem semana que não tem nenhuma", afirmou ontem.


 
Sem cargo público desde 2010, quando sofreu sua segunda derrota em campanha presidencial, Serra abriu uma empresa de "elaboração de palestras, artigos e cursos" no ano seguinte. Ontem, ele afirmou que as palestras se tornaram o seu "ganha pão".

APOSENTADORIA

 
A assessoria de Serra diz que elas são uma forma de ele complementar a aposentadoria que recebe como ex-professor da Unicamp --onde deu aulas de economia entre 1978, quando voltou do exílio, e 1983, ano em que assumiu a Secretaria de Planejamento do governo de Franco Montoro.

 
A assessoria do ex-governador não informou o valor atual do benefício, mas também disse não se tratar de nada extraordinário.



Um comentário:

Anônimo disse...

Caixa dois? Imagine o dinheiro para financiamento de campanha sendo antecipado e "doado" dessa forma. Aí o cãodidato vai poder dizer que fez campanha somente com financiamento público. Não me surpreenderei se esse cãodidato aí, um dia, tornar-se o puleirítico mais odiado.