segunda-feira, 3 de novembro de 2008

COMISSÃO DE ÉTICA ARQUIVA DENÚNCIA CONTRA GILBERTO CARVALHO

03/11/2008

Comissão de Ética arquiva denúncia contra chefe-de-gabinete de Lula por tráfico de influência

RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

A Comissão de Ética Pública do governo federal arquivou o processo contra o chefe-de-gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho. Carvalho era acusado de tráfico de influência por suspeita de repassar informações privilegiadas da Operação Satiagraha, desencadeada pela Polícia Federal, ao advogado e ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

Em nota oficial, a comissão recomenda o arquivamento "por descabimento da abertura do processo ético! por falta de provas e porque não houve "infração ética".

No final de setembro, o relator do caso, Roberto Caldas, recomendou o arquivamento do caso. Nesta segunda-feira, por unanimidade os conselheiros rejeitaram a denúncia feita pelo jornalista Ricardo Pires de Mello e seguiram o relator.

Para preparar o parecer, Caldas examinou todo o material relativo à Operação Satiagraha, inclusive as publicações jornalísticas. Segundo o relator, a comissão só abriria procedimento ético contra Carvalho se houvesse o entendimento de que suas explicações não eram suficientes.

Ao longo do dia, os conselheiros avaliaram se a degravação de parte da conversa entre Greenhalgh e Carvalho poderia ser utilizada como prova contra o assessor já que as interceptações telefônicas eram sigilosas e foram tornadas públicas pela imprensa.

Nenhum comentário: