segunda-feira, 3 de novembro de 2008

CENSURA EM SÃO PAULO

JUSTIÇA TIRA BLOG DE DELEGADO DO AR: ELE NÃO BAIXAVA A CABEÇA PARA SERRA!
segunda-feira, 03 de novembro de 2008

Estranho. Muito estranho. A Justiça tirou do ar o blog "Flit Paralisante", mantido pelo delegado Roberto Conde Guerra.

Não conheço o delegado. Como jornalista, não costumo cobrir assuntos policiais todos os dias. Sei que, mesmo na polícia, há quem torça o nariz para algumas opiniões ou atitudes do delegado...

Mas, qual a justificativa para tirar o "blog" do ar?

Cometeu crime? É proibido delegado escrever na internet?

O mais estranho é que na sexta-feira ainda, poucas horas depois do despacho do juiz, gente da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo ligou para as redações "avisando": olha o blog do delegadso saiu do ar.

Por que tanta diligência, tanta pressa em dar a notícia? Esse é papel de Secretaria de Segurança?
A decisão do juiz foi dada sob encomenda para o governo Serra? Por isso, a secretaria estava comemorando?

Estou apenas testando hipóteses - como faz uma conhecida escola do jornalismo serrista, a partir de sua cátedra no bairro do Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

Talvez o juiz tenha uma boa explicação para retirar o blog do ar. No despacho que recebi pela internet, não descobri explicação. Mas, vou atrás.

Sei que, na polícia, o delegado era (e continuará sendo, porque já voltou a escrever em outro endereço; veja texto abaixo) das poucas vozes a enfrentar abertamente a política (?) de Segurança do governo do PSDB.

O blog era também um instrumento importante para jornalistas que acompanham assuntos policiais, até como fonte alternativa: servia como contra-ponto às informações oficiais que chegam da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
Durante a greve da Policia Civil, o blog tornou-se também ferramenta da categoria, para convocar manifestaçõese distribuir informes dos grevistas.

Não cabe aqui discutir se policial deveria ter direito a fazer greve e passeata, ainda mais com revólver na cinta (acho , péssoalmente, que deveria haver limites pra isso). Mas, estamos diante de algo muito mais grave!!

Precisamos soar o alarme na internet!!

Voltando a testar hipóteses, imagine se algo do tipo ocorrese sob um governo da chamada "esquerda". A essa altura já haveria manchetes, gritaria, o STF estaria sendo acionado para garantir a liberdade de expressão.
Aquele senador tucano do Amazonas (esqueci o nome dele, talvez porque tenha conseguido só 5% dos votos na eleição passada para o governo estadual) já estaria no plenário, gritando, berrando..

Serra, isso é sabido, tem o hábito de pedir cabeça de jornalista. Se não gosta de uma reportagem, liga para o chefe de redação e cobra explicações.

Entre os "amigos" de Serra, está Caio Tulio Costa, diretor do portal IG. Caio Túlio foi responsável por outro episódio estranho este ano: retirou do ar, sem aviso prévio, o "Conversa Afiada", de Paulo Henrique Amorim.

Será que o juiz que tomou a decisão també, é da turma do Serra. Acho que não. A Justiça não se prestaria a esse papel.

Vamos ver se o Elio Gaspari vai escrever agora (como fez há duas semanas, na "Folha" e em "O Globo"), dizendo-se preocupado com as "tentações autoritárias" do petismo.
E as tentações autoritárias do Serra?

Serra não tem limites.

Serra, com aquela cara, coitado, desistiu há muuto tempo de ser amado. Ele prefere ser temido. Há quem se apavore, e saia do caminho que - ele imagina - levará inexoravelmente ao Palácio do Planalto.

Mas há quem compre a briga.

Na internet, e até nas páginas dos chamados grandes jornais (veja o artigo de Fernando Barros e Silva na "Folha" de hoje), já há quem se incomode com os arroubos autoritários do serrismo.

Mas, como sempre, há também muita gente disposta a fazer o serviço que interessa ao governador. Na Justiça, ou na direção dos meios de comunicação.

Veja a mensagem que me chega de um leitor que (sintomaticamente) pede anonimato...

"Os policiais civis paulistas estão em greve ou em estado de greve desde 13 de agosto de 2008 e desde então muitas mentiras e omissões partem da imprensa golpista (PIG). Tratam os policiais civis em greve ou em estado de greve como marginais e baderneiros. Como você mesmo sabe, os grevistas são os policiais civis honestos, pois os corruptos não precisam de salários e não se preocupam com a greve, aliás querem que o movimento grevista acabe.

O blog Flit Paralisante que utilizava o endereço www.flitparasilante.blogspot.com do delegado de polícia Roberto Conde Guerra é atualmente o melhor meio de informação dos policiais civis paulistas honestos e comprometidos com o serviço policial. O delegado Roberto Conde Guerra é o maior denunciador de falcatruas dentro da Polícia Civil de São Paulo e está para ser demitido por causa das suas denúncias contra superiores. Foi tido como traidor da instituição por dizer a verdade. Absurdo. Membros da própria Corregedoria acham que o tal delegado tem razão em suas palavras e não deve ser demitido ou sequer punido. Muitos dizem que merece uma medalha pela coragem.

No mês de outubro de 2008, o blog teve mais de 130 mil visitas. As denúncias, postagens e comentários do leitores vêm incomodando muito o governo paulista. Ultimamente, o blog vem tratando da greve na Polícia Civil paulista, e isso, com certeza, incomoda o pretenso candidato a presidente da República e atual governador de São Paulo.

Se já não bastasse a perseguição contra o delegado Roberto Conde Guerra, o "sistema" agora persegue seu blog Flit Paralisante.

Ocorre que na última sexta-feira, 31 de outubro de 2008, por volta das 19 horas, o blog foi removido por decisão liminar de um juiz de direito do DIPO (Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária) da Justiça paulista. Isso mesmo, o blog foi removido pela canetada de um juiz de direito!!!

Como fica a liberdade de expressão e o direito à informação? Como fica a nossa Constituição da República?

Caso você queira ver a decisão do juiz, acesse o seguinte endereço:

http://www.sintelpol.org.br/modules/news/article.php?storyid=1233

Como remover algo da Internet é como enxugar gelo, o delegado Roberto Conde Guerra criou outros endereços:

www.flit-paralisante.blogspot.com

www.flitparalisante.wordpress.com

O delegado de polícia Roberto Conde Guerra é testemunha de muitas coisas e já fez inúmeras denúncias de crimes dentro da Polícia Civil do estado de São Paulo. Dizem até que está marcado para morrer. Isto mesmo, caro Rodrigo, o delegado está marcado para morrer. Querem calar um dos poucos corajosos. Muita gente graúda está sendo investigada e processada por causa de suas denúncias.

Por favor Rodrigo Vianna, investigue tais fatos e principalmente a REMOÇÃO do blog, pois parece ser o primeiro passo para a remoção de outros blogs que não fazem parte da imprensa golpista. Amanhã pode ser qualquer blog que diz a verdade.

Suplicamos a sua ajuda imprescindível.

Por questões de segurança, ficaremos no anonimato, utilizando o codinome de Atena Temis."
Do blog de Rodrigo Vianna.
Colaboração da aminga Nancy Lima.
Comentário.
Esses tucanos vagabundos, safados só agem assim. Dia desses Aécio Neves tirou do ar o site Novo Jornal.

Nenhum comentário: