terça-feira, 18 de novembro de 2008

E A CRISE, HEIN?

Vendas do varejo crescem 9,4% em um ano, aponta IBGE

Em setembro ante agosto, vendas sobem 1,2%; informática, móveis e eletrodomésticos são os destaques
Agência Estado
RIO - As vendas do comércio varejista subiram 9,4% em setembro na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou nesta terça-feira, 18, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As estimativas dos analistas ouvidos pela Agência Estado variavam de 3,90% a 13%, com mediana de 8,60%.


Em setembro ante agosto, as vendas subiram 1,2%, na série com ajuste sazonal. Neste caso, o resultado veio dentro das expectativas (de -0,30% a 4,40%) e acima da mediana de 0,95%. No ano, as vendas do comércio acumulam alta de 10,4% e em 12 meses, de 10,3%.

A atividade que registrou maior crescimento nas vendas do comércio varejista em setembro ante agosto foi equipamentos e materiais de informática (6,9%), que foi também o principal destaque na comparação com setembro do ano passado (50,6%).


Todas as dez atividades do varejo pesquisadas pelo IBGE mostraram resultados positivos em todas as bases de comparação em setembro. A principal influência de alta para o crescimento de 9,4% nas vendas ante setembro de 2007 foi dada por móveis e eletrodomésticos cujas vendas aumentara 21,3% e contribuíram com 3,3 ponto percentual ou 35% do crescimento total do varejo no período.

A atividade de hiper,supermercados, produtos alimentícios e bebidas, que tem o maior peso na pesquisa, registrou aumento nas vendas de 0,6% em setembro ante agosto e de 1,4% ante setembro de 2007.

O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista registrou um aumento de 0,80% no trimestre encerrado em setembro, ante o terminado em agosto. Em agosto, o índice havia sido de 0,79%.
Comentário.
Realmente, a crise está rondando, mas aqui em casa. Hoje amanheci a meio-pau, parece que levei uma pisa de urtiga.A gripe é forte, estou com dor de cabeça, dor na garganta, febre, caganeira e o diabo a quatro.Portanto, amigos e amigas, se o Terror para de postar é porque não vai dar para continuar mesmo.

Nenhum comentário: