sábado, 7 de março de 2009

PALAVRAS DO PRESIDENTE LULA

06/03/2009

Lula diz que mulheres são maioria e não elegerão "presidenta" se não quiserem

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que as mulheres, que são a maioria da população brasileira, não elegerão uma "presidenta" em 2010 se não quiserem. Durante discurso na cerimônia de inauguração de escolas técnicas federais em Linhares (ES), o presidente lembrou que sua trajetória política começou devido a um curso técnico profissionalizante. E não descartou a hipótese de outro estudante também chegar à Presidência da República.

"Quem sabe, entre vocês, estará, o futuro presidente da República daqui a uns 20 ou 25 anos. Por que não? Se eu virei presidente, por que vocês não podem virar [...] Presidenta também", disse Lula, após ser provocado por uma das estudantes que estava na plateia.

"Até porque as mulheres já representam 52% da população brasileira. Vocês são maioria. Não elegerão presidenta se não quiseram".

O presidente defende o nome da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) como candidata do PT à Presidência em 2010. O PT já começou a trabalhar internamente a indicação com encontros com líderes do partido.

Amanhã, por exemplo, o PT realiza seminário na Câmara Municipal de São Paulo que deve reunir os principais nomes do partido cotados para suceder o governador José Serra (PSDB). Conforme adiantou o Painel da Folha, o encontro também servirá para aprovar o primeiro documento formal à direção do partido nomeando Dilma como candidata em 2010.

Na segunda-feira, Dilma disse que via com "bastante simpatia" a possibilidade de se candidatar à sucessão de Lula. A fala da ministra ocorreu após ser questionada, em Campinas (SP), se a possibilidade de ser candidata a agradaria.

"Eu tenho bastante simpatia por isso [candidatura]. É uma coisa que qualquer brasileiro ou brasileira tem uma grande simpatia", disse.

Questionada se é pré-candidata do PT à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma respondeu que, em tese, "qualquer militante do PT é".

Nenhum comentário: