sábado, 28 de março de 2009

CAMARGODUTO:MAIS UM DEMO GRAÚDO ENVOLVIDO NA TRAMÓIA



Filho de ministro do TCU teria intermediado doações da empreiteira a políticos


Escutas telefônicas da Operação Castelo de Areia da Polícia Federal mostram, segundo reportagem da revista Época deste fim de semana, que o diretor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Luiz Henrique Maia Bezerra, é mencionado nas interceptações como intermediário de doações da Camargo Corrêa para campanhas políticas. Luiz Henrique é um dos três filhos do ex-senador Valmir Campelo Bezerra (DEM-DF), ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), órgão encarregado de fiscalizar contratos do governo federal com grandes empreiteiras, como a Camargo Corrêa.

Luiz Henrique seria, segundo a "Época", um dos contatos políticos do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, que tem pretensões de disputar o governo de São Paulo em 2010, e tenta costurar uma base partidária forte, ainda segundo a reportagem.

Outro intermediário mencionado nas conversas entre diretores da empreiteira é Guilherme Cunha Costa, ex-diretor da Fiesp e atualmente representante da Camargo Corrêa nos contatos com o Congresso, Ministérios e o próprio TCU, de acordo com a "Época". A revista diz ainda que, antes de trocar a Fiesp pela empreiteira, Guilherme Costa ajudou o ex-deputado Augusto Nardes (PP-RS) a ganhar a indicação da Câmara para ministro do TCU, em 2005. Na ocasião, segundo a reportagem, o presidente da Câmara e padrinho de Nardes era o ex-deputado Severino Cavalcanti (PP-PE).

No TCU, Nardes será responsável por relatar um processo em que auditores do tribunal apontaram um superfaturamento de R$ 184 milhões nas obras do Rodoanel, a maior obra viária do Estado de São Paulo. A Camargo Corrêa faz parte do consórcio responsável pela construção do Rodoanel e está encarregada de um trecho cujas obras teriam sido superfaturadas em quase R$ 40 milhões, segundo a Época.

Tanto Luiz Henrique como Guilherme Costa são mencionados em um diálogo entre Fernando Botelho, sócio e vice-presidente licenciado da Camargo Corrêa, e o diretor Pietro Bianchi sobre as doações a políticos indicados por Paulo Skaf, de acordo com a reportagem. Nem a Polícia, nem o Ministério Público, nem o juiz do inquérito, Fausto Martins De Sanctis, registraram que Luiz Henrique é filho de Valmir Campelo.

Da Agência O Globo

Nenhum comentário: