quinta-feira, 2 de abril de 2009

Tarso diz à revista não ter certeza se Protógenes agiu à margem da lei

02/04/2009


Folha Online

Em entrevista para a revista "Playboy" de março, o ministro Tarso Genro (Justiça) disse não ter certeza se o delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz agiu à margem da lei. Protógenes, que liderou a primeira fase da Operação Satiagraha, é alvo de inquérito da PF que apura eventuais excessos cometidos durante a investigação.

"Não tenho certeza de que o delegado Protógenes agiu à margem da lei. Temos de verificar se seus atos são sancionáveis pela Justiça ou pela PF", disse Tarso à revista.

Reportagem publicada pelo blog do Josias informa que o delegado Amaro Vieira Ferreira encerra nesta sexta-feira o inquérito que apura supostos desvios de conduta na Operação Satiagraha. Amaro, de acordo com o blog, teria concluído que Protógenes infringiu a lei à época em que comandava a operação.

Caso Battisti

À revista, Tarso disse que não se sentia isolado dentro do governo por sua decisão de conceder refúgio político ao italiano Cesare Battisti, condenado em seu país à prisão perpétua.

"Não me sinto isolado no caso Battisti. Recebi muita solidariedade. Há um consenso na imprensa que ele não deveria receber o refúgio. Mas isso diz respeito à nossa soberania", disse Tarso.

A Itália pediu a extradição de Battisti ao Brasil. O caso está no STF (Supremo Tribunal Federal).

Dilma Rousseff

Sobre a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) --apontada como possível candidata do PT à sucessão do presidente Lula--, Tarso disse considerá-la uma mulher bonita.

Segundo ele, o procedimento cirúrgico a que ela se submeteu não mudou sua avaliação sobre a beleza de Dilma "A ministra Dilma é muito bonita. Sinceramente, eu sempre a achei muito simpática, com o rosto bonito. As plásticas que ela fez não me chamaram a atenção."

Apesar de admitir que Dilma é uma boa candidata, Tarso disse que há outras pessoas no 'T que poderiam disputar as eleições presidenciais de 2010. "Dilma é uma boa candidata. Além dos méritos pessoais, tem o apoio direto do Lula. Mas há outras pessoas no PT com tantos méritos e qualidades."

Nenhum comentário: