segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bairro de João Pessoa dá exemplo de mobilização social



Brasília, 07/05/09 (MJ) - Mais de 120 moradores de Mangabeira, em João Pessoa (PB), reuniram-se no dia 29 de abril, na associação do bairro, para discutir políticas de prevenção à violência. A atividade integra a etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) e contou também com a participação de delegados, corregedores, gestores públicos e policiais que atuam na comunidade.

"Convidei todo mundo para que eles vissem que nós, gente simples, do povo, estamos organizados", ressalta a líder comunitária Abimadabe Vieira, uma das idealizadoras da conferência livre. De acordo com ela, a população local está entusiasmada com a 1ª Conseg. "Eu e meus vizinhos saímos do evento com a sensação de que realmente podemos transformar alguma coisa".

Entre as propostas apresentadas pela conferência de Mangabeira está a ampliação do policiamento comunitário. "Queremos um policial que seja um pedagogo da democracia. Que conheça os moradores e saiba conversar com os jovens", sustenta Abimadabe, que se diz preocupada com a juventude local. "Nosso pior problema são as drogas. Nossas crianças e os adolescentes são os mais atingidos".

Nesse sentido, os participantes defenderam a implementação de equipamentos de lazer e a criação de espaços públicos para atividades esportivas e culturais. "Aqui nós já tivemos até toque de recolher de bandido e venda de crack nas escolas", lembra Abimadabe. Outra idéia apresentada no evento foi a de criação de um conselho comunitário de segurança pública. "Isso nós queremos colocar em prática o mais breve possível", diz.

Segundo Almir Laureano, que é membro da Comissão Organizadora Nacional da 1ª Conseg e foi convidado para o evento em Mangabeira, além das 21 propostas aprovadas pela comunidade, os moradores pretendem realizar novos encontros para ampliar o debate. “Eles estão muito interessados no tema e é desse envolvimento que precisamos para traçar os rumos da segurança pública”, destaca.

O relatório das contribuições apresentadas na conferência de Mangabeira irá compor o caderno de diretrizes a ser votado na etapa nacional da 1ª Conseg, marcada para 27 a 30 de agosto, em Brasília.

Militância cidadã – Ativista no combate à violência e outras causas sociais, Abimadabe conta que ficou sabendo da 1ª Conseg pela internet. “Li que existia a possibilidade de realizar conferências livres, mas achei meio complicado”, diz. Mesmo assim, Abimadabe seguiu em frente. “Eu queria muito fazer parte disso e fui atrás”.

O caminho para a realização do evento começou a clarear quando Abimadabe encontrou telefones para contato no portal. “Vi o telefone da mobilizadora da Conferência aqui na Paraíba e entrei em contato”, lembra.

A partir daí, a líder comunitária começou a conquistar parcerias. O apoio veio de vizinhos, da Comissão Organizadora Estadual da 1ª Conseg e da Federação Paraibana das Associações do Movimento Comunitário. “Bati de porta em porta. Fui de escola em escola. E o que eu posso dizer é que a gente está descobrindo um novo Brasil. Um Brasil que quer o que pensa”, diz ela.

O bairro - Mangabeira é o nome popular do bairro Tarcísio de Miranda Burity, o mais populoso da capital paraibana, com aproximadamente 140 mil habitantes. O inchaço urbano foi acompanhado de problemas comuns às grandes cidades: faltam moradias e também acesso a serviços básicos nas áreas de saneamento, saúde e educação. Essa realidade, diz Abimadabe, foi o que deu mais força à mobilização local. “Valeu muito à pena. Se é bom para Mangabeira, é bom para o Brasil”, avalia.
Fonte: Ministério da Justiça.

Nenhum comentário: