"Família Mendonça também organizou festa com dinheiro da Petrobrás em Belo Jardim.
Hoje o senador Jarbas Vasconcelos apresentou diversas justificativas pela criação da CPI da Petrobrás, umas razoáveis e outras nem tanto. Dentre elas, a que mais me chamou a atenção foi a seguinte: “O uso político da Petrobras por meio de uma ONG ligada ao PT para financiar festas de São João em municípios da Bahia.”
Realmente a Petrobrás financiar festas de São João na Bahia é até esquisito, ainda mais sendo aquele estado governado pela companheirada.
Mas o que dizer da festa promovida pela Família Mendonça em Belo Jardim, desde 2000, conhecida como “Jardim Cultural”?
A festa é promovida por uma empresa chamada de A-Sim Comunicação, mas ninguém esconde que foi com o prestígio da Família Mendonça (do vice de Jarbas em seus dois governos) que a festa surgiu. Inclusive o próprio Geraldo Freire, em seu site, diz que a festa tem o comando de João Mendonça. O evento começou a ser promovido antes mesmo da eleição de João Mendonça para a Prefeitura da Cidade. À época o deputado federal e patricarca da família José Mendonça falava do prestígio junto à Petrobras, o que possibilitava a organização da festa.
Segundo requerimento número 2945/2001, de autoria do deputado estadual Augusto Coutinho (cunhado de Mendonça Filho), a festa teve o patrocínio master da Petrobrás, em 2001 (ou seja, no Governo FHC, cuja reeleição só foi possível graças a uma emenda constitucional apresentada pelo então deputado Mendoncinha).
Cidade de Belo Jardim, se transformou do dia 30 de agosto ao dia 02 de setembro do corrente ano, num grande centro de arte e cultura, com a realização do “Jardim Cultural” versão 2001.
Com infra-estrutura de primeiro mundo, o evento foi montado em área de 60.000 m2, às margens da BR-232, recebendo um público recorde de mais de 300.000 pessoas. A mega instalação foi composta de dois palcos para shows, além de estandes de exposições artesanais e fotográficas, palcos temáticos, salas de cinema de alta definição ao ar livre, tenda de circo, camarotes, praças de alimentação, estacionamento para 20 mil veículos, som e iluminação de alta tecnologia, módulos sanitários e segurança especializada.
O evento foi promovido em parceria pela A-Sim Comunicação e a HS Empreendimentos, com orçamento aproximado de R$ 1,2 milhão, que contou com os patrocinadores Master, as empresas Petrobrás e Tim e como có-patrocinadores as empresas: Caninha 51, Bompreço, Bandepe e Correios, contando, ainda, com o apoio irrestrito da Prefeitura do Município de Belo Jardim.
Antes de jogar pedra no telhado alheio, Jarbas deveria refrescar a memória sobre as telhas de vidro de seus próprios aliados. Afinal, CPI no governo dos outros é refresco".
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