quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Panetone de Arruda:Crise do DEM vira motivo de chacota no plenário da Câmara


A alegação do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), de que usou o dinheiro suspeito recebido do ex-secretário Durval Barbosa, flagrado em vídeo, para comprar panetones aos carentes, virou motivo de piada nacional. Nem o plenário da Câmara dos Deputados foi poupado das pilhérias.


Uma situação como essa foi presenciada nesta quarta (2) quando o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), fazia um esforço para desobstruir a pauta:

- Vamos continuar. A sessão vai até às 14h. Às 14h, eu prorrogo a sessão e vamos em frente -, disse ele, ao chamar o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) para encaminhar a votação de um requerimento.

- E como vamos comer? -, interveio o deputado Gerson Peres (PP-PA).

- Vamos fazer um revezamento -, respondeu Temer aos risos.

- Pela ordem presidente -, disse sisudamente Aleluia.

- Que não venham panetones para saciar a fome de ninguém -, ironizou Chico Alencar (PSOL-RJ)

- Deputado! Vossa Excelência quer a palavra? -, irritou-se Aleluia.

- Não, fiz apenas um comentário no bom humor carioca que os baianos tanto admiram -, provocou Alencar.

- Deputado José Carlos Aleluia, tem Vossa Excelência a palavra – insistiu Temer.

- É claro que o bom humor pode incomodar, porque também não foi gratuito. É um escândalo que Vossa Excelência enfrenta ...-, prosseguiu o deputado carioca.

Não deu outra. Antes de encaminhar a votação, Aleluia tomou parte do seu tempo para dizer que todos os que praticaram corrupção serão expulso do partido. “Não serão punidos; serão expulsos do partido. Todos! Sem exceção, porque, senão, sairei eu do partido”, reagiu.

Por enquanto, o único processo disciplinar aberto no partido foi contra o governador do Distrito Federal. O DEM, por exemplo, nada fez contra o vice-governador Paulo Octávio, citado no inquérito da Polícia Federal que apura as denúncias. Também ficou livre de qualquer processo o presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, flagrado colocando dinheiro na meia.

Vermelho, da Sucursal de Brasília

Nenhum comentário: