O consultor britânico Simon Anholt, especialista em imagem internacional de países, abriu o primeiro dia de palestras do seminário A" Imagem do País e a Promoção Turística Internacional", que ocorreu em Brasília na segunda-feira (29) e será encerrado na tarde de hoje. Na palestra Formação da imagem do país e seus impactos no turismo, o consultor destacou a posição do Brasil em 20º lugar como um dos países mais admirados no mundo.
A posição de destaque foi conquistada na pesquisa realizada em 2009, por Anholt, que desenvolve o estudo desde 2005 e entrevista mais de 20 mil pessoas no mundo todo sobre a imagem de 50 países diferentes. O evento é promovido pela Embratur e organizado pelo Intituto Marca Brasil.
A 20ª colocação põe o país como o primeiro emergente da lista e o primeiro a conseguir figurar entre os 20 melhores colocados. Encabeçam a lista os Estados Unidos da América, a França e a Alemanha. Anholt explicou a avaliação da pesquisa é uma espécie de "Marca do país", baseada em seis grandes temas que vão compor um hexágono para representar um país. Os seis temas são: produtos daquele país, os governos, a cultura nacional, as pessoas, o turismo e os investimentos aliados à imigração recebidos por aqueles países. "Essa imagem, a reputação de um país, é seu bem mais valioso",avaliou.http://aquarela2020.files.wordpress.com/2010/11/seminario4.jpg
Na tarde de ontem, a mesa foi composta pelo presidente da Embratur, Mário Moysés, o secretário executivo da Secretaria de Comunicação da Presidência, Ottoni Fernandes Junior, o embaixador do Ministério das Relações Exteriores, Norton Rapesta e o secretário executivo do Ministério do Esporte, Waldemar Manoel Silva de Souza. Os especialistas em comunicação e promoção do Brasil no exterior falaram sobre as estratégias de comunicação usadas para promover o País no mercado internacional e a importância de melhorar a visão dos brasileiros em relação ao seu próprio País. O tema também abrangeu a divulgação e preparação do Brasil para os grandes eventos esportivos – Copa do Mundo e Olimpíadas – que o país sedia nos próximos anos.
O secretário executivo do Ministério dos Esportes, Waldemar Manoel Silva de Souza, também falou sobre a importância de planejar antecipadamente as ações de divulgação do Brasil. "Cada uma das nações que já sediou esses eventos esportivos, usou ações de comunicação e slogan para divulgar uma ideia. O nosso desafio é pensar na imagem que queremos passar".
Por último, cerca de 300 convidados assistiram à palestra do especialista Simon Anholt sobre o Papel da Iniciativa Privada na formação da imagem País. Simon falou sobre o Brasil desenvolver os sistemas, estratégias e estruturas a fim de projetar uma corrente inquebrável de reputação. "A reputação de um país depende da coalização de ações do Governo e das pessoas. A opinião pública é a verdadeira superpotência do mundo", disse.
Publicado em Plano Aquarela - Blog da EMBRATUR sobre Copa do Mundo, Olimpíadas e promoção turística do Brasil no exterior
Fonte: Assessoria de Imprensa
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