sábado, 1 de janeiro de 2011

Dilma Rousseff: de Joana D'Arc subversiva a presidente do Brasil



Laryssa Borges

Joana D'Arc da subversão. Foi com esse apelido - que remete à francesa heroína da Guerra dos Cem Anos, na primeira metade do século XIV, queimada viva e reconhecida por sua bravura - que a menina da classe média mineira que estudava em colégio de freiras e falava em francês com as professoras foi denunciada nos anos de chumbo por relações com grupos de esquerda. Dilma Vana Rousseff, 63 anos, que será empossada neste sábado como a primeira mulher presidente da República do Brasil, ainda aplica, quase 40 anos depois, o mote do grupo extremista Var-Palmares -"Ousar Lutar, Ousar Vencer" - para enfrentar o câncer linfático que a acometeu em 2009, driblar a desconfiança de uma candidatura em 2010 e colocar em prática as principais promessas de campanha: viabilizar a construção de moradias populares, erradicar a miséria e o analfabetismo, ampliar o fornecimento de água e o sistema único de saúde (SUS).

Filha do búlgaro Pétar Russév (aportuguesado para Pedro Rousseff), a presidente - aspirante a bailarina e trapezista na infância - cresceu com os irmãos Igor e Zana Lúcia confortavelmente após a morte de seu pai. Órfã do patriarca Rousseff desde os 14 anos e criada pela mãe, a ex-professora Dilma Jane, ela começou aos 16 anos a dar os primeiros passos para sua politização. Durante a ditadura integrou as organizações Polop (Política Operária), Colina (Comando de Libertação Nacional) e VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares), com direito a bate-boca com Carlos Lamarca; foi torturada com palmatória, pau-de-arara e choques e invariavelmente jogada no chão do banheiro de órgãos torturadores. "Vai formando crosta de sangue, sujeira, você fica com um cheiro", relatou a agora presidente em uma entrevista publicada em 2005 pelo jornal Folha de S. Paulo.

No auge de sua militância, com 21 anos, recebeu como presente de aniversário a assinatura do AI-5, marco do endurecimento do regime militar. Nunca participou de qualquer ação armada nos anos de militância, mas foi condenada a uma pena final de dois anos e um mês de prisão pelo crime de "subversão".

Atleticana, colorada e flamenguista


Ao contrário do fanático corintiano Luiz Inácio Lula da Silva, antecessor e inspiração política, a presidente Dilma Rousseff não aponta um time de futebol do coração. Nascida em Belo Horizonte e com carreira política em Porto Alegre, diz ter simpatia pelo Atlético Mineiro e pelo Internacional. Diante da maior torcida do Brasil, garante também torcer pelo Flamengo.

Casada por duas vezes com dois integrantes de grupos anti-ditadura, o mineiro Claudio Galeno e o gaúcho Carlos Araújo, a presidente tem uma única filha, a procuradora do trabalho Paula Rousseff Araújo, mãe de Gabriel, neto de Dilma nascido durante a corrida presidencial de 2010.

Trajetória política


Economista de formação, Dilma Rousseff, após poder abrir mão de seus inúmeros codinomes de guerrilheira - Estela, Wanda, Luiza, Marina e Maria Lúcia - ingressou em uma carreira administrativa formal em Porto Alegre. Foi secretária de Fazenda do pedetista Alceu Collares, diretora-geral da Câmara de Vereadores da capital gaúcha e secretária Estadual de Minas, Energia e Comunicação nas gestões de Alceu Collares e Olívio Dutra.

Já no governo Lula, cujo passaporte de ingresso teria sido a performance na contenção dos riscos de apagão no Rio Grande do Sul, a nova presidente do Brasil comandou o Ministério de Minas e Energia. Em 2005, sob os fantasmas do mensalão, virou ministra-chefe da Casa Civil, segundo cargo mais importante da República, em substituição a José Dirceu.

Em mais de sete anos em cargos de confiança no governo Lula - deixou a Casa Civil no início de 2010 para concorrer à presidência da República - Dilma coordenou projetos como Luz para Todos, Minha Casa Minha Vida - de construção de habitações populares - e o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), principal conjunto de obras de infraestrutura dos mandatos petistas.

No dia 31 de outubro de 2010, a primeira mulher a comandar o posto máximo da República atingiu 56,05% dos votos válidos no segundo turno das eleições presidenciais, totalizando 55,7 milhões de votos. Terra.

17 comentários:

Anônimo disse...

Tenho pena dessa mulher. Como defensora da democracia, foi uma farsa; como presidente, é uma fraude. Espero, no entanto que Deus a ilumine, para que se torne verdadeira, e faça um bom governo, embora isso me pareça quase impossível. Para tanto, terá que se livrar da alma penada do "finado" Lula da Silva, que tentará encarnar nela, e, também, de uma legião de obsessores do PT e do PMDB, que não lhe darão tréguas. Apoio mesmo só vai ter dos tucanos, que são os maiores aliados dos petistas. Eles fazem, com punhos de renda, aquilo que os petistas fazem, sem cerimônia, com todas as mãos e pés.

VERA disse...

"Anônimo" mentiroso,
Como todo crápula demo-tungano, vc torce pelo "quanto pior, melhor"! Mas não se preocupe! Dilma será tão boa quanto ou até melhor que Lula. Para que vcs cortem os pulsos de inveja!

Anônimo disse...

Dona Vera, a sua insistência em atribuir aos outros os sentimentos que "puLulam" no seu próprio coração, é indicação segura de que é possuidora de uma alma mesquinha, envilecida na subserviência abjeta em que se compraz. Se assim não fosse, como haveríamos de entender a desfaçatez com que desrespeita a si mesma, para desrespeitar, gratuitamente, aqueles a quem elege como seus "inimigos" preferenciais, e que, na verdade, nada fazem além de expressar idéias distintas daquelas que flutuam, como folhas secas, nessa sua cabeça oca? Crie vergonha nessa cara, Dona! Do contrário, vou acabar chamando a senhora de "crápula"!

VERA disse...

Anônimo covardão,
"Cabeça oca" tem vc, que em vez de ler as merdas e dar palpites infelizes nos blogs dos de sua gangue demo-tungana, vem aqui escrever sandices!

Anônimo disse...

Xô, cabeça-de-vento! Ainda não aprendeu a ler e escrever? Volte para a escola! Se continuar fora dela, corremos o risco de que venha a se tornar presidente da república!

VERA disse...

"Cabeça oca" é o analfabeto político que vem ao blog de uma pessoa decente para escrever merda!!! Felizmente, o povo brasileiro está vacinado contra a espécie de fraudadores que desgovernou o País até 2002!!!

Anônimo disse...

"Merda" é o que a foi injetado na sua cabeça oca depois da lavagem cerebral que sofreu nas madrassas do partido que o Estadão chamou de "Partido da Bandidagem". Vá cursar uma escola decente, sua analfabeta! Procure, também, com a máxima urgência, um psiquiatra. Do contrário, ainda vai acabar se tornando presidente da república!

VERA disse...

Quem está precisando URGENTEMENTE de um psiquiatra é vc, seu psicopata repetidor de asneiras!!!

Anônimo disse...

Dona Vera Bruaca:

Sossegue. Garanto-lhe que, com um tratamento psiquiátrico contínuo, pela vida toda, a senhora não vai piorar a ponto de vir a se tornar presidente da república. Já pensou no tanto de asneiras de que o Brasil se livraria se todos os petistas fizessem algo semelhante? Por certo, nenhum deles chegaria à presidência, mas, em compensação, nós não teríamos nem teríamos tido nenhum deles como presidente.

VERA disse...

Pois vá se acostumando, seu energúmeno! Terá que nos aturar no poder ainda por muitos anos! Quem manda ser incompetente e "Tereza de Calcutá" de banqueiros falidos e latifundiários!!!

Anônimo disse...

Não me confunda com o Lula "Mãedela" da Silva, que é, reconhecidamente, a "Mãe dos Ricos" (ele mesmo já confessou, mais de uma vez, que nunca os ricos encheram tanto os bolsos como no seu desgoverno. Você vai querer desmentir o seu amo e senhor?), embora se apresente, dentro de toda aquela safadeza que lhe é própria, como "Pai dos Pobres" (?).

VERA disse...

De jeito nenhum! Eu ADORO "meu amo e senhor", o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva! Porque seu governo não fez distinção entre ricos e pobres! Os ricos se enriqueceram mais sim, mas foi ele quem tirou 28 milhões (apenas uma parte, é verdade) dos miseráveis que FHC deixou abaixo da linha da pobreza, e dos quais se lembra apenas em ano eleitoral!!! A Dilma alçará os que ainda lá estão e elevará o Brasil à quinta posição no ranking das maiores economias do mundo! E bye, bye, tunganos em 2014!!!

Anônimo disse...

DONA VERA "ANARFA" DA SILVA:

LEIA, POR FAVOR, MEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES QUE COMEÇAM COM "DONA VERA BRUACA DA SILVA", E TERÁ UMA SÍNTESE DO QUE PENSO DA SENHORA, DOS MEMBROS DO PARTIDO QUE O ESTADÃO CHAMOU DE PARTIDO DA BANDIDAGEM (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE, ALÉM DE SER PETISTAS, SÃO TAMBÉM PETRALHAS OU MÃOS PELUDAS", E QUE SÃO EM GRANDE NÚMERO), DOS SEUS COMPARSAS "DEMO-TUNGANOS" (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE FAZEM O MESMO QUE OS PETRALHAS FAZEM OU QUE SE OMITIRAM E OMITEM DIANTE DOS CLAMOROSOS DESMANDOS DOS PETRALHAS OU "MÃOS PELUDAS"), DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS EM LULÊS, BEM COMO DO FATO DE TER FEITO POSTAGENS NAS MINHAS COSTAS. POR IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA E COVARDIA!

E NÃO SE ESQUEÇA, BRUACA, QUE TODOS AQUELES QUE JÁ VIRAM A SENHORA SER SURRADA IMPIEDOSAMENTE POR MIM NÃO VÃO TER A MÍNIMA DISPOSIÇÃO DE FICAR CORRENDO ATRÁS DAS "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" SÓ PARA SE DELEITAR OU SE COMPADECER COM A SUA COVARDIA E MASOQUISMO. OU, ENTÃO, PARA RIR DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS! MUITO MENOS EU, TROUXA!

PS.: BYE, BYE, "ANARFA"!

VERA disse...

E não é que o tunganão direitona, comparsa nos crimes demos-tunganos, deu adeus, mas, feito alma penada, voltou a assombrar este blog!!! Vá de retro, DEMoníaco!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

EITA! E não é que o PSICOPATA COVARDÂO DEMO TUNGANÂO, igual a seu ídolo, o Zé-pinóquio-vampirão, mentiu que não voltaria, mas voltou para nos assombrar! Vá de retro, vampirão!!! Que medo!!!