sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

NÃO DUVIDO NADA

27/02/2009
MST diz que milícias policiais protegem fazendas de Pernambuco; PM nega

Folha Online

O MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) informou por meio de nota divulgada nesta sexta-feira que policiais militares de Pernambuco integram as supostas milícias armadas que foram contratadas por fazendeiros para proteger suas terras. A Polícia Militar nega.

Segundo o MST, dois PMs estavam entre os milicianos que faziam a segurança da fazenda Consulta, em São Joaquim do Monte, onde quatro homens morreram no último sábado (21) após tentativa de invasão dos sem-terra. Os mortos faziam a segurança da propriedade. Dois trabalhadores rurais foram presos.

"Apesar de ilegal, a atuação de policiais militares em milícias armadas no campo é comum e tem sido motivo de vários conflitos com agricultores sem-terra", diz o MST na nota.

A PM de Pernambuco disse que vai se posicionar ainda hoje sobre a denúncia do MST. A assessoria da PM antecipou que que os dois nomes citados pelo MST como supostos policiais militares são testemunhas do confronto ocorrido em São Joaquim do Monte. Segundo a PM, um dos nomes citado não é policial militar.

A reportagem não localizou nenhum representante da fazenda Consulta para comentar a denúncia do MST.

Águas Belas

O MST também denunciou nesta sexta-feira a contratação de pistoleiros por fazendeiros do município de Águas Belas para expulsarem cerca de 100 famílias que estão acampadas em frente à fazenda Nova, aguardando a desapropriação.

A reportagem não localizou nenhum representante da fazenda Nova para comentar a denúncia do MST.

Nenhum comentário: