domingo, 29 de maio de 2011

Quem defende a PREVI?

Na última quarta-feira, publicamos no nosso Espaço Livre o artigo da leitora Isa Musa de Noronha intitulado “Privilégios no Banco do Brasil”. Isa, uma aposentada do banco, manifestou toda a sua decepção com os privilégios remuneratórios concedidos aos dirigentes do banco oficial que, ao aposentaren-se, gozarão de benefícios pagos pela PREVI, o fundo de aposentadoria dos funcionários do banco.


Em resumidas palavras, para colocar o leitor dentro do assunto, posso colocar a questão da seguinte forma: quem fixa o salário de presidente, vices e diretores do BB é o Conselho de Administração, ou seja, o governo. Ao elevar o salário desses executivos de 27 mil para 81 mil reais, o teto de contribuição dessa gente sobe vertiginosamente e quem vai arcar com a aposentadoria sobre esse valor é a PREVI, uma entidade construída com o trabalho e as contribuições de todos os funcionários do BB, do mais humilde servidor do interior do Brasil ao chefe de gabinete de um diretor nos refrigerados gabinetes de Brasilia.


Na verdade, segundo se depreende do artigo de Isa Musa de Noronha, ao adotar essa postura o Conselho de Administração criou uma casta privilegiada, que tem aumentos salariais diferenciados da massa trabalhadora do Banco, mas que, ao final, terá que arcar com aposentadorias milionárias pagas por um fundo de previdência que pretence a todos, e que, por esse motivo, não pode privilegiar a poucos.


Trocando em miúdos: se o banco quer pagar melhores salários a seus executivos de primeira linha, que banque do próprio bolso, ou do próprio cofre, a aposentadoria complementar desses privilegiados. Se fosse uma sentença, dir-se-ia que “este é o relatório”.


Bem, não é preciso destacar que o artigo da Isa provocou uma quantidade imensa de visitas à página. Até o momento em que digito essas linhas, são quase 1.500 acessos. O que prova que o assunto é polêmico e mexe com o sentimento, mais do que os direitos, de milhares de funcionários do banco, entre os aposentados e os da ativa.


Entretanto, ao observar os comentários postados no artigo da Isa, a gente nota que houve uma tendência em partidarizar a questão, com a maioria dos comentaristas atribuindo esta e outras possíveis mazelas cometidas na PREVI aos governos petistas. Leiamos alguns deles:


“...quanta indecência produzida por esse grupo que assumiu o poder da nação brasileira.. até onde vai a ambição desmedida desse cumpanheiros...”


“...a PREVI sempre foi um modelo de fundo de pensão, agora a cumpanheirada quer botar as mãos nele...”


“...o BB , nas mãos impuras do petismo e servo do governo, quer corroer nossa PREVI...”


“...o mais triste é perceber que são companheiros, gente do BB que agora se junta a essa turma de desclassificados do PT para destruir a PREVI, a jóia dos fundos de pensão...”


Dois dos comentaristas, chegam ao extremo de reivindicar a volta dos militares:


“...será que os militares precisam retornar ao Planalto ...”


“...chego a ter saudade da desonestidade dos milicos, porque era muito mais tímida...”


E por aí vai.


Nunca tive, não tenho e nunca terei procuração para defender este ou aquele partido politico. Mas estou convencido de que a revolta que tomou conta dos comentaristas acima reproduzidos ainda é reflexo de alguma recente frustração política. No caso do fundo de previdência dos funcionários do BB, é preciso separar bem as coisas, devendo ficar claro que a cobiça dos governantes e politicos ao robusto cofre da PREVI é muito anterior ao ano de 2003, quando Lula tomou posse.


Quem não se lembra da interferência do governo tucano na PREVI, para que esta participasse do Consórcio Brasil, vencedor do leilão de privatização da Vale do Rio Doce, em 1997? Ou dos suspeitos processos de privatização das companhias elétricas e da Companhia Siderúrgica Nacional? Tudo isso e muito mais aconteceu no governo FHC, sempre com o nome da PREVI envolvido.


Mas não vem ao caso agora investigar se as apontadas irregularidades na PREVI começaram neste ou naquele governo. O importante, a meu ver, é canalizar toda essa revolta para enfrentar as forças que, suspostamente, querem dilapidar o patrimônio contruído pelos funcionários do BB desde 1904.

 

Acima das diferenças politico-partidárias, os 120 mil associados do Fundo devem se unir e buscar os meios legais para impedir que governos, politicos ou eventuais dirigentes da entidade se locupletem ilicitamente às custas do patrimônio alheio.


É hora de transformar essa indignação em força propulsora de uma virada histórica.

Eliakim AraujoAncorou o primeiro canal de notícias em língua portuguesa, a CBS Brasil. Foi âncora dos jornais da Globo, Manchete e do SBT e na Rádio JB foi Coordenador e titular de "O Jornal do Brasil Informa". Mora em Pembroke Pines, perto de Miami. Em parceria com Leila Cordeiro, possui uma produtora de vídeos jornalísticos e institucionais. Direto da Redação.


Comentário do Terror:esses leitores que criticam o governo do PT são todos analfaberos.Esses caras só leem o PiG, por isso só escrevem merda.Esses caras são uns bananas.

6 comentários:

Anônimo disse...

Os barbudinhos preguiçosos do PT estão agora por cima da carne seca, né cumpadi!?
Tão só mamano!!!
Resolvam os pobrema (Lulinha paz e amor) da corrupção que "nunca na história desse país" foi tão grande!
Os coisinhas inocentes esses preguiçosos do PT, né cumpadi!?

Antônio Carlos disse...

O engraçado, o Terror do nordeste chamou os comentaristas de analfabetos que só conhecem o PIG e o cara veio aqui mostrar as credenciais!!!!

VERA disse...

"Analfabetos" não, Antônio Carlos!!!
São DESONESTOS mesmo!!! Tal qual os CRIMINOSOS DEMOS-TUCANALHAS que esses "anônimos" hipócritas defendem!!!
Além de LADRÕES, pois espoliaram o País, são uns INCOMPETENTES, pois o QUEBRARAM por TRÊS VEZES!!! E ainda têm a cara-de-pau de vir aqui escrever merda!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Antônio, os comentaristas que só leem o PiG são todos analfabetos mesmos.

luizivan disse...

A PREVI esteve por muito tempo nas mãos do Daniel Dantas. Se não fosse o Lula, eta tinha fechado...

luizivan disse...

O BB era uma instituiçãozinha sem credibilidade e à beira da falência. Lula o transformou numa potência bancária que disputa com os gigantes do sistema bancário e tem lucros astronômicos...