sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sucesso do Brasil atraiu o mundo, diz presidente do BID

“O sucesso do Brasil chamou a atenção do mundo para a América do Sul”, afirmou o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o colombiano Luis Alberto Moreno, em entrevista à BBC. Líder de um continente que tem conseguido virar uma página ligada à pobreza e caminhando para se tornar um país de classe média, “o Brasil é um modelo para seus vizinhos”.
Para o presidente do BID, o Brasil continua com seu futuro ligado aos países da América Latina “apesar de integrar o grupo de países emergentes — o Bric — que tem China, Índia, Rússia e África do Sul”. O presidente do BID falou com exclusividade à BBC durante visita a Buenos Aires, Argentina.
O colombiano Alberto Moreno salientou a oportunidade da América Latina triplicar até 2025 a sua atual renda per capita de US$ 5 mil, através de investimentos em infraestrutura e educação. “Para isto precisamos fazer o que nós latinos-americanos nunca fizemos, pensar a longo prazo”, disse Alberto Moreno.
O presidente do BID também disse que a China e a Coreia do Sul, para citar apenas dois exemplos, conseguiram vencer a barreira do desenvolvimento depois que investiram em educação. “Acho que a educação explica muito dos sucessos dos países, especialmente porque a economia do futuro é baseada no conhecimento”. Moreno também falou sobre a falta de infraestrutura no Brasil e disse que a “concessão de aeroportos para a iniciativa privada é um “bom caminho”.
Com informações da BBC

Nenhum comentário: