segunda-feira, 9 de março de 2009

EXTRA! EXTRA! EXTRA!

Após denúncia de Jarbas à Veja, que um garçom, de um restaurante do bairro de Brasília Teimosa, abandonou o emprego para viver com recursos do Bolsa Família todos os jornalistas dos diversos jornais de Pernambuco(Diário de Pernambuco, Folha de Pernambuco, Diário da Noite, Jornal do Comércio) foram à caçada do suposto garçom, mas ninguém descobriu o paradeiro do cara.O TerrorNews, apenas com uma busca no Google, descobriu o garçom inventado por Jarbas Vasconcelos. Na verdade, não foi um garçom quem abandonou o emprego para viver do Bolsa Família, foi uma garçonete, amiga do peito e correligionária de Jarbasculê, quem abandonou o emprego.Ah! e isso ai embaixo não deu em nada. Nessa época o juiz mijão e a promotora aloprada fizerem ouvido de mercador.

Programa do leite usado na campanha

Líder comunitária força famílias carentes a participar de caminhada de apoio a José Serra

Silvia Bessa Da equipe do DIARIO

Flagrante de uso da máquina. A líder comunitária e presidente do Conselho de Mulheres de Brasília Teimosa, Elides Queiroz da Silva, foi surpreendida ontem pelo DIARIO ao usar o programa Leite de Pernambuco, do Governo do Estado, para arregimentar militantes para a caminhada do presidenciável José Serra (PSDB), que aconteceria a partir das 16h pelas ruas do Centro do Recife. No início da manhã, vestida com uma camisa amarela - estampada com o número 45 em azul-, Elides coagia mulheres beneficiárias do programa.

Quinhentas pessoas da comunidade recebem um litro de leite diariamente através do Conselho. Antes de entregar cada litro, Elides Queiroz fazia a acareação: "Você vai para caminhada? Não? Por quê?". Em outros momentos, optou por "lembrar" à espera da confirmação. "A caminhada é à tarde", reforçava. A pressão da presidente do Conselho de Mulheres contou, ainda, com a distribuição de pequenos pedaços de papelão. Ela "recomendava" o preenchimento deles com nomes e endereços, ressaltando que todos seriamrecolhidos ao final da caminhada. "Pelo quadro apresentado, há indícios de crime. Mas cabe ao Ministério Público investigar, reunir provas, oferecer a denúncia e caracterizar como crime comum ou eleitoral", disse o desembargador do Tribunal Regional Eleitoral Ricardo Paes Barreto, um dos xerifes da eleição.

Como se já conhecessem o sistema, os moradores receberam os papéis sem questionar. Mais à frente, longe dos olhos da líder comunitária, algumas beneficiárias disseram que os recortes serviriam como uma confirmação de presença no ato promovido pela campanha do presidenciável José Serra, candidato apoiado pelo governador Jarbas Vasconcelos (PMDB), reeleito no último dia 6 de outubro. O processo foi repetido por Elides e acompanhado pela reportagem, sem que ela percebesse.

Na calçada do prédio do Conselho, na rua Brazanópolis (entrada da comunidade de Brasília Teimosa), a presidente da instituição comandava a entrega do leite. Ficava do lado de fora de uma janela gradeada e recebia os sacos de duas ajudantes. Os moradores apresentavam a ela o cartão de cadastramento e ouviam as orientações. No alto da sede, uma placa indicava que a distribuição do leite é patrocinada pela Secretaria estadual de Produção Rural e Reforma Agrária, com a colaboração da Cruzada de Ação Social. O timbre do Governo estava impresso nos sacos.

Constatada a presença da reportagem, o processo de distribuição sofreu uma grande alteração. A líder comunitária deixou o posto de distribuição e se dirigiu a uma rua vizinha, onde repórteres fotográficos conversavam com uma moradora. De forma rude, interrompeu a entrevista e retornou à função. De volta ao Conselho, ela não distribuiu os cartões em branco, abandonou o discurso pró-Serra e deixou que a fila seguisse rapidamente. Parou, apenas, para ameaçar a Imprensa: "Se vocês denunciarem qualquer coisa, se inventarem qualquer coisa, vão prejudicar essas pessoas que precisam. Eu vou levar essas pessoas para o jornal e vou também no Sindicato dos Jornalistas", esbravejou.

Comentários dos leitores

"O que o Sr. Jarbas Vasconcelos tem a dizer de mais este escândalo? Será mesmo que ele "mostrou força política" com o 'evento' de ontem, como disse o Sr. Roberto Magalhães? É por conta de práticas políticas como essa, tão comuns aos que comandam o Governo do Estado, que o Partido dos Trabalhadores cresceu e tornou-se referência nacional. Domingo que vem, Jarbas Vasconcelos e Roberto Magalhães, os senhores poderão ver a dimensão da tal Onda Vermelha que tanto os apavora. Mas não se estressem. Vocês terão que aprender a conviver com ela. Aproveitem, pois vocês têm muito a aprender com isso. SINTAM-SE CONVIDADOS PARA A GRANDE FESTA POPULAR DO PRÓXIMO DOMINGO!!! Agora é LULA.", Isso sim é fascismo., por e-mail.

"É uma vergonha o que nos mostra essa reportagem! E não venham os "babões" de plantão defender Jarbas Vasconcelos. Esse é o tipo mais sórdido de uso da máquina pública: ameaçãr cortar alimentos de quem não tem outra forma de conseguir. Jarbas, definitivamente, você não merece mais o respeito de ninguém! Parabéns!! E obrigado por nos mostrar mais essa sua face!", Marcelo Gomes, por e-mail.

"Gostaria de dizer que: essa fraude política nunca vai se acabar, em dizer que foi usada a máquina, isso já é marketing política. Como foi dito que a Prefeitura do Recife também tinha usado para campanha do Governo do PT. O bom seria que esta onda vermelha como estão falando, fosse onda 'menstruação' que acaba em três dias. Como Boris diz: isso é uma vergonha. Acorda Brasil, essa é a hora, talvez seria melhor votar em branco, só assim sua consciência não doia no futuro.", Ana Paula Moura, por e-mail.

"Paula Moura, quanta ignorância. Não se pode acusar ninguém sem provas. As únicas evidências que temos é contra nosso ilustre Governador. Ao invés de falar besteira faça algo que vá contribuir com o futuro do País e DOMINGO VOTE 13. AGORA É LULA!!!!!", Ana, por e-mail.

"Não fiquei nem um pouco surpreso com este acontecimento. Dessa laia de Jarbas, Marco Maciel e Sérgio Guerra não poderia vir nada diferente disso. Esta forma nojenta de fazer política vai ser aos poucos banida da nossa sociedade através da conscientização popular que está sendo construída com a linda Onda Vermelha... Como disse o colega abaixo, reforço o convite a essa Sra. Elides e aos seus patrões para festejarem juntos com o verdadeiro POVO a vitória de Lula, no próximo domingo.", Márcio, por e-mail.

"O Governo do Estado deveria se envergonhar. Nós podemos delegar uma tarefa, mas nunca nos livrar da responsabilidade dela. Ou seja, a responsabilidade por esta política pública é única do Governo do Estado. A justiça tem que fazer alguma coisa!", Alexandre Fontes, por e-mail.

Nenhum comentário: