Por falar em CPI, li hoje num jornal do PIG pernambucano que o senador Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE) soltou as frangas ao criticar, no dia de ontem, no Senado, duramente o presidente Lula.
Juro que tenho alergia quando digito o nome desse senador, mas, todavia, não posso me calar.
Jarbas é, desenganadamente, o político mais oportunista, mas cara-de-pau de Pernambuco.
Jarbas não tem moral para criticar o governo Lula, nem pelo ponto de vista administrativo nem pelo ponto de vista da ética
Quando a esquerda pernambucana caminhava para união, em torno do nome de Arraes(PSB-PE), na eleição de 1998, Jarbas Vasconcelos se aliou ao que há de mais podre existe na política pernambucana: O DEMO.
O DEMO pintou e bordou quando governou Pernambuco. Usou o antigo BANDEPE, privatizado na gestão do governador Joaquim Francisco(DEM-PE), para conceder empréstimo a fundo perdido a toda sorte de políticos e empresários trambiqueiros desta Região. Usou o BNB para fazer empréstimo a filiados e militantes do partido, sem nenhuma garantia da dívida. Usou a COHAB-Companhia de Habitação de Pernambuco, na época gerida por José Jorge Apagão, para construir casas para amigos, filiados e militantes do partido.Mamou, sem nenhuma dó, nas tetas da SUDENE, muitos deles enricaram com a grana do referido órgão.Construíram açudes tão-somente para beneficiar os seus, o Açude de Ipojuca, em Belo Jardim, terra de Mendonça Filho(DEM-PE) ex-vice de Jarbas Vasconcelos, é um desses açudes. Jarbas, no entanto, não teve nenhum pudor de se aliar a essa ração imunda.
Jarbas como governador foi um lástima. A saúde era o caos, Pernambuco detinha o maior índice de homicídio entre cidadão de 18 a 24 anos, chegava mesmo a ganhar para o Espírito Santo e para o Rio de Janeiro.A educação de Pernambuco na era Jarbas tirou NOTA ZERO. Escolas destruídas, ausência de professores, falta de merenda escolar, professores mal remunerados, enfim, uma droga.
O abastecimento de água em Pernambuco, em particular no Recife, era péssimo. Chegava água um dia sim, oito não.
O que sustentou o governo Jarbas, além da propaganda maciça sob a batuta de Antônio Lavareda, foi a construção da BR-232, hoje denominada BR-464, haja vista indícios fortes de superfaturamento.
Diga-se de passagem, que boa parte dos R$ 4 milhões de reais, obtido com a privatização da CELPE, Jarbas torrou na BR-464. O dinheiro arrecadado com a venda da CELPE daria pra construir milhares de casas, acabar de vez com o racionamento de água na Região Metropolitana do Recife, construir milhares de hospitais, equipar a Polícia Militar de Pernambuco, construir milhares de escolas, fazer o saneamento em 90% dos bairros do Recife. Mas nada disso daria visibilidade a Jarbas, por isso ele optou por duplicar uma BR federal com dinheiro do estado de Pernambuco.A classe média idiotizada adorou.
No campo da ética, Jarbas também não tem moral para criticar ninguém, nem mesmo Maluf, nem Collor de Mellor.
Jarbas foi acusado de receber caixa dois da empreiteira Queirós Galvão.
Jarbas recebe R$ 17 mil reais de aposentadoria da Assembleia Legislativa de Pernambuco sem nunca ter dado um dia de trabalho.
Jarbas tem uma relação político-profissional mal explicada com o empresário Paulo Sérgio Macedo, da empresa de vigilância Nordeste Segurança de Valores, comentam até que este é um dos empresários que banca as campanhas de Jarbas. Não sei se por dentro ou por fora, ou pelos dois caixas.
Jarbas, nos 8 anos como prefeito do Recife e nos 8 como governador deste estado, contratou, sem licitação, o marqueteiro Antônio Lavareda. Hoje Jarbas critica Eduardo Campos(PSB-PE) quando este tenta contratar algum serviço, alguma obra sem licitação.
Por fim, Jarbas tornou-se um feroz defensor do trabalho escravo, com já postado aqui.
Por tudo isso, Jarbas, repita-se, não tem moral para querer dar lição de moral em ninguém, muito menos em Lula.
2 comentários:
Caro TERROR DO NORDESTE,
Concordo em gênero, número e grau com as suas observações, eu mesmo já cai no conto do Sr. Jarbas, mas já me vacinei faz tempo e o considero juntamente com o ex-comunista Roberto Freire o ex-FHC Jungman os cavaleiros do apocalipse, o que de pior existe na nossa política.
Seria cômico se não fosse trágico ver na mídia os 3 impolutos políticos posando de vestais da moralidade pública, sem dúvida merecem o prêmio "óleo de peroba", vai ter cara de pau assim no inferno.
Abraços rubronegramente fraternais.
Fernando, é isso ai. Eu nunca votei em Jarbas. Votei 3 vezes em Freire, arrependo-me até hoje. Abraços e saudações rubro-negras.
Postar um comentário