sexta-feira, 1 de maio de 2009

O TERROR APOIA ESSA IDEIA



Este blogueiro torce pela candidatura Dilma, porém, se por um acaso essa candidatura naufragar, apoia, em nome dos avanços sociais obtidos pelo governo Lula, a ideia defendida pelo jornalista Rui Martins. O que não dá é entregar o governo de mãos beijadas ao PSDB e sua linhas auxiliares.O Brasil tem de olhar para frente.Tucano nunca mais. DEMO nunca mais.


Publicada em:29/04/2009


UM, DOIS, TRÊS: LULA OUTRA VEZ



Berna (Suiça) - Bom, depois de meus dois artigos no ano passado (7 e 11 de maio 2008), tinham me convencido de que a proposta não era boa. Depois veio o caso do Chaves e, para evitar qualquer semelhança, decidiu encerrar o assunto.

Mas estou tendo uma recaída e peço desculpas aos meus amigos com os quais debati essa questão.

Por que a recaída ? Principalmente porque o quadro mudou e o mundo está em crise. Aqui na Europa, os sintomas vão se agravando, os desempregos se sucedem, fala-se mesmo que a França pode viver um clima de agitação social. Na Espanha, o desemprego chega a afetar 20% da população ativa.

Ao mesmo tempo, o Brasil desfruta, aqui fora, de uma enorme credibilidade e é mesmo citado como exemplo e pode dar sua importante ajuda na rediscussão do que deverá suceder ao enterro do neoliberalismo. Os arautos do capitalismo selvagem quebraram a cara mas não se emendam e querem reconstruir a mesma coisa em cima dos escombros.

Num momento de crise e quando no Brasil existe realmente uma política em favor da população excluída, não é hora de se ter uma campanha eleitoral que poderá favorecer à atual oposição e por um fim a todos os esforços sociais empreendidos.

Existe uma imprensa poderosa que fará tudo para impedir a continuação das metas do governo Lula. E provavelmente conseguirá. Os primeiros sinais dessa campanha já são vistos.

Esta coluna quer ser a primeira a lançar o debate e o “como fazer”, no caso de haver uma maioria de brasileiros pensando nessa mesma necessidade de se dar uma terceiro e último mandato ao presidente Lula.

Não pertenço ao PT, tenho sido, na minha profissão de jornalista e atualmente nas minhas atividades de cidadania, alguém de esquerda, independente e acima de sectarismos.

Minha proposta é simples e direta, podendo ser facilmente entendida. Vejam bem – o PT não pode sair na rua pedindo para o presidente Lula ter um terceiro mandato, isso poderia ser mal interpretado. Portanto, a validade da proposta poderá ser provada por não ter apoio entre os petistas.

O presidente Lula também não quer e, portanto, qualquer evolução que possa ter esta idéia em termos de movimento ou mobilização não envolve nosso presidente que, diversas vezes já afirmou não ter vontade e mesmo rejeitar qualquer idéia de um terceiro mandato.

Mas tem muita gente, as sondagens dizem 76% de favoráveis a Lula, dos quais muitos gostariam de ver Lula presidente mais uma vez, para que a política social deste governo possa ficar bem fundamentada e se torne impossível um retorno à segregação e exclusão antes existente de uma parcela importante do povo brasileiro.

Ora, e se nós cidadãos independentes, maiores, sabendo não se tratar de uma jogada continuista mas de um projeto de estabilização das atuais metas sociais, tomássemos a iniciativa de iniciar um movimento popular, autêntico, apartidário, em favor de um terceiro mandato de Lula ?

A primeira ação será a de passar essa idéia para amigos a fim de saber se existem adesões. Se houver adesões, a segunda etapa será a de se reunir esse pessoal e manter ligações entre os grupos que espontaneamente surgirem em diversos lugares nesse vasto Brasil. A seguir, virão os comícios e manifestações para se convencer o Congresso a fazer em regime de urgência a mudança constitucional, válida apenas uma vez, para se evitar que, no futuro, alguém possa dela se aproveitar.

Este é só o primeiro passo, quem achar que vale a pena prosseguir pode me contatar e, a seguir, poremos todos em contato para se imaginar como organizar o segundo passo. Já temos um primeiro slogan (1,2,3 Lula outra vez ), muita gente criativa poderá criar novos slogans.

O importante é que tudo seja espontâneo, independente das estruturas existentes que mostraram tantos defeitos e desiludiram tanta gente. Podemos criar alguma coisa nova ? Se a resposta for Sim, vamos em frente. Se for Não, continue criticando tudo mas sem querer fazer nada, encerramos aqui a conversa e enterramos a idéia.

Estarei no Brasil de julho a setembro e poderei também arregaçar as mangas para ajudar.


Rui Martins, Direto da Redação.

Um comentário:

Anônimo disse...

CONCORDO PLENAMENTE COM ESTA IDEIA.SE DILMA TIVER IMPECILHOS!! LULA DE NOVO PELA TERCEIRA VEZ!! ROOSEVELT....FOI ELEITO 4 VEZES DEVIDO A SEGUNDA GFUERRA!!