quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Logo agora!Ah! não, Arruda, eu quero o meu panetone

Governo do DF suspende edital polêmico para a compra de panetones

O governo do Distrito Federal suspendeu nesta quinta-feira (3) o edital de licitação para compras de 120 mil panetones que seriam distribuídos para famílias carentes. O edital foi lançado na última sexta-feira (27), mesmo dia em que a operação da Polícia Federal contra o "mensalão do DEM" foi deflagrada.


Segundo reportagem publicada hoje pelo jornal "Estado de S.Paulo", o governador do DF, José Roberto Arruda (DEM), teria aberto o edital porque já sabia da proximidade da Operação Caixa de Pandora. A licitação seria uma forma de o governo justificar as imagens em que aparecem o governador, secretários e deputados distritais da base aliada recebendo grande quantidade de dinheiro.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, a licitação foi suspensa por um problema de prazo. A alegação é que a Secretaria da Fazenda determinou que em de 11 de dezembro todos os processos licitatórios estejam encerrados.

Como a data para a apresentação de propostas dos fabricantes de panetones se encerraria no dia 10, não haveria tempo hábil para os concorrentes não selecionados recorrerem e questionarem a escolha de um determinado fabricante. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social, é obrigatório dar um prazo mínimo oito dias para esse processo.

Os panetones iriam ser entregues em 134 postos de distribuição de Brasília, além das cidades satélites de Riacho Fundo, Núcleo Bandeirante, Taguatinga, Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas e Sobradinho.

A Secretaria diz que a abertura do edital não tem qualquer relação com o "mensalão do DEM", já que a licitação é aberta todos os anos. Em 2008, a reportagem do UOL Notícias apurou que foram comprados 120 mil panetones a R$ 1,90.

Escândalo


Arruda e integrantes da cúpula do DF são acusados de participar de um esquema de propina. Um vídeo divulgado recentemente, gravado em 2006, durante a campanha do governador, mostra o momento da entrega de um maço de R$ 50 mil do ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa a Arruda. No fim de semana seguinte à operação, o governador alegou que o dinheiro seria para comprar panetones à população de baixa renda.

A assessoria de imprensa do governador foi procurada na manhã de hoje e afirmou que está apurando as informações, assim como a Secretaria de Planejamento e Gestão. Uol

Nenhum comentário: