quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Produção industrial cresce em outubro pelo décimo mês seguido, aponta IBGE

A produção industrial cresceu 2,2% em outubro ante setembro, na série com ajuste sazonal, puxada principalmente pela produção de bens de capital e bens de consumo duráveis, que registraram ambas expansão de 5,9% ante o mês anterior. Trata-se do décimo mês seguido de expansão, de acordo com os dados divulgados nesta quarta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Dos 27 ramos pesquisados pelo IBGE, 21 registraram alta de setembro para outubro. O desempenho foi puxado pelo setor de veículos automotores, que teve expansão de 11,2%. Na comparação com o resultado de dezembro do ano passado, quando o segmento estava sob os efeitos da crise, a produção de veículos cresceu 107,1%.

O índice de média móvel trimestral da produção industrial, considerado o principal indicador de tendência, registrou alta de 1,8% no trimestre encerrado em outubro ante o terminado em setembro, segundo divulgou o IBGE.

A variação do índice foi exatamente igual à apurada no trimestre encerrado em setembro ante o terminado em agosto. Para a gerente de análises do instituto, Isabella Nunes, essa variação similar mostra que "o ritmo da indústria se manteve" de um mês para o outro. PT.

Com agências

Nenhum comentário: