sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Ex-chefe de gabinete de Yeda é denunciado por espionagem


Ministério Púbico do Rio Grande do Sul apresentou denúncia contra três acusados de utilizarem o Sistema Consultas Integradas do Estado - cadastro geral de identificação de pessoas físicas. Por


Lucas Azevedo


O Ministério Púbico do Rio Grande do Sul apresentou denúncia contra três acusados de utilizarem o Sistema Consultas Integradas do Estado – cadastro geral de identificação de pessoas físicas. O ex-chefe de gabinete da governadora Yeda Crusius e um militar da reserva lotado no Palácio Piratini seriam responsáveis pelos atos ilegais.

O MP também entrou com pedido de revogação do segredo de Justiça. Se concedido pelo juiz, a partir das próximas semanas detalhes sórdidos da arapongagem serão de conhecimento público.

Quatro meses e meio depois de anunciar a investigação, o promotor Amilcar Macedo indicou o sargento César Rodrigues de Carvalho, 39 anos, como responsável por acessar acessou ilegalmente dados sigilosos de políticos, advogados, delegados de Polícia, oficiais da BM e de jornalistas. Para o MP, Rodrigues trabalhava a mando do ex-chefe de gabinete da ex-governadora do RS Yeda Crusius, Ricardo Luís Lied, 36 anos, e o tenente-coronel da reserva da Brigada Militar Frederico Bretschneider Filho, 48 anos, ex-assessor do gabinete.

O sargento foi denunciado pelo crime de concussão (exigir vantagem indevida) e o ex-chefe de gabinete e o ex-assessor pelo crime de violação de sigilo funcional (revelar fato de que tem ciência em razão do cargo).

A mando dos seus superiores, o sargento Rodrigues fez uma verdadeira devassa na vida de autoridades, políticos e até jornalistas. Foram 96 mil consultas; 1,2 mil em uma semana. Entre os bisbilhotados, está o filho de 8 anos da ex-deputada estadual petista e agora secretária do governo de Tarso Genro, Stela Farias.

Algumas das pesquisas foram realizadas por curiosidade, já outras por determinação dos outros dois denunciados “com finalidades não condizentes com as de sugerir medidas de prevenção e proteção à integridade física da Governadora e de seus familiares”, conforme o Ministério Público.

O policial militar, que atuava na Casa Militar do governo do Estado, chegou a ser preso preventivamente em setembro, mas já está em liberdade. A investigação teve início após uma denúncia de extorsão a contraventores ligados aos caça níqueis na cidade de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre. CartaCapital

8 comentários:

Anônimo disse...

Tudo mentira de petralha.

concretas.Quero provas

VERA disse...

As provas estão lá: duas mansões, uma para ela, outra para a filha, no valor de 2 milhões cada! O restante deve estar em paraísos fiscais, que a clepto-governadora de tonta não tem nada!!! Mas não se preocupe! O MPE já está com as provas!!

Anônimo disse...

Não vai acontecer absolutamente nada. Depois que o Governo Lula escapou ileso das suas monstruosas patifarias, ninguém mais tem moral para punir quem quer que seja e o que quer que seja no país!

VERA disse...

O Presidente Lula não "escapou" de nada, porque não cometeu nenhum crime! O mesmo não se pode afirmar da tucanalha-demoníaca, cujo propinoduto já foi descoberto pelo MP: as propinas foram depositadas, pela ALSTOM, na França, de onde foram transferidas para a Suíça e Luxemburgo! Pena que nossa (in)justiça é lenta, do contrário, a canalhada demo-tungana já estaria presa!!!

Anônimo disse...

O presidente Lula não "escapou" de nada, porque sempre esteve muito bem blindado e, assim, nem sequer foi acusado de nada. Mas foi uma pena que o PGR tivesse denunciado a SOC, descrita por ele como uma complexa organização criminosa, "nunca vista antes na história deste país". Mas eu não quero falar sobre isso. Como sou a Vera "PETRALHA DEMO-TUNGANONA", não quero falar dos "erros" dos petralhas, mas, sim, dos "erros" dos nossos comparsas "demo-tunganos". Por exemplo: o seu propinoduto já foi descoberto pelo MP: as propinas foram depositadas, pela ALSTOM, na França, de onde foram transferidas para a Suíça e Luxemburgo! Pena que nossa (in)justiça é lenta, do contrário, a canalhada demo-tungana já estaria presa!!!

O quê? Como ousa me perguntar do nosso propinoduto e do destino do nosso dinheiro? Quem sabe disso é o Toninho da Barcelona, e sabe quando é que ele vai sair da cadeia? Never more. Nunca! Nunquinha da silva!

Anônimo disse...

O que é que foi pior?
1) O Apagão de FHC, onde não morreu ninguém?
2) O Apagão da Dillma e do Lulla, onde faltou luz em todo Brasil, mas ao que se sabe também não morreu ninguém?
3) O Apagão de Responsabilidade dos Governos Lulla/Dillma e Cabral, que durante oito anos, apesar de alertados, não adotaram nenhuma medida preventiva para resolver/minorar os riscos das enchentes e desmoronamentos/deslizamentos de encostas no Rio de Janeiro que resultaram agora em Janeiro de 2011 em mais de 600 pessoas mortas, por pura irresponsabilidade?
Enquanto isto os passaportes diplomáticos eram distribuidos a rodo para os cupinchas e o Governador Cabral não podia deixar de sair de férias na época de chuvas no RJ.

Anônimo disse...

DONA VERA "PETRALHA DEMO-TUNGANONA
DA SILVA":

DAQUI EU NÃO PASSO! É QUE, A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE DEIXAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("EX-CHEFE DE GABINETE DE YEDA É DENUNCIADO POR ESPIONAGEM"), UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS LOGO APÓS O COMENTÁRIO OU MENSAGEM QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE O TÓPICO, DADA, OBVIAMENTE, POR MIM. LEU TUDO? VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

VERA disse...

PIOR mesmo foram os direitalhas, feito o Boca de suvaco-cafajeste-rei-da-privataria, que em 500 anos que desgovernaram o Brasil, não fizeram NADA, além de levá-lo da oitava para a décima segunda economia mundial; acabaram com nossa infra-estrutura, NÃO investindo um tostão em estradas, portos, aeroportos, hidrelétricas etc. E acabaram com nossas ferrovias, através da privatização (que é o que mais gostam de fazer: privatizar e enviar as propinas a paraísos fiscais)! O que a tucanalha-demoníaca fez é que foi o VERDADEIRO APAGÃO!!! Mandaram o PIG nos AMEAÇAR com MULTAS para nos OBRIGAR a ECONOMIZAR energia elétrica! Uma pouca vergonha sem limites! O que aconteceu no governo Lula foi um ato terrorista dos tunganos para tentar responsabilizar Dilma que fora ministra das Minas e Energia! Temerosos de que ela ganhasse as eleições, como graças a Deus, ao Presidente Lula e ao povão GANHOU!
Essa tucanalha-demoníaca incompetente não consegue vencer no voto, então tenta vencer na baixaria!!!