quarta-feira, 24 de setembro de 2008

FALTOU DAR NOME AOS BOIS


Bolsa Família sustenta novo voto de cabresto no Nordeste


da Folha Online

Principal programa social do país, o Bolsa Família tem sido utilizado nesta campanha municipal como uma nova modalidade de cabresto eleitoral. A informação é de reportagem de Eduardo Scolese publicada na Folha.

Candidatos a prefeito e a vereador usam o programa federal de transferência de renda tanto para agradar o eleitor, oferecendo a ele um cartão de beneficiário em troca do voto, como para ameaçá-lo caso vote em algum candidato da oposição.

Nas últimas três semanas, a Folha encontrou casos de uso eleitoral do programa no interior de Ceará e Piauí e ouviu denúncias informais em Paraíba, Bahia e Rio Grande do Norte. Promotores dizem que o principal obstáculo à fiscalização é o medo dos eleitores de serem perseguidos após a denúncia.

As eleições deste ano são, na prática, a primeira grande experiência municipal do uso do Bolsa Família para arregimentar votos. Neste ano, o governo reajustou em 8% o valor do benefício, anunciou um programa de qualificação de profissionais específico aos beneficiários e estendeu o benefício a jovens de 16 e 17 anos --iniciativas tidas como eleitoreiras pela oposição.
Comentário.
A Folha de S. Paulo que, segundo inquérito do delegado Protógenes, tem dois jornalistas que vivem de mesada de Daniel Dantas, ataca com mais uma matéria, com clara intenção de fortalecer o discurso de candidatos de oposição ao governo Lula, tentando denegrir o maior Programa de transferência de renda do Mundo, o Bolsa-Família.
Em primeiro lugar, a Folha não teve coragem de apontar quais candidatos a prefeito fazem uso indevido do Bolsa-Família. Vai ver que são políticos do PSDB, DEM, PPS, PMDB BANDA PODRE, PSOL.
Em segundo lugar, a tentativa de fortalecer o discurso da oposição golpista não cola, uma vez que a mesma oposição que há 1 ano atrás chamava o Bolsa-Família de bolsa esmola, hoje colocou o referido Programa como destaque no seu plano de governo.

Nenhum comentário: