terça-feira, 30 de setembro de 2008

MAIS UMA VEZ ATENÇÃO. AGORA COM O IBOPE

Como previsto, IBOPE/TV Bahia anunciam “pesquisa” eleitoral com ACM Neto na frente

Não é possível confiar no IBOPE. É um instituto contratado pela TV Bahia. A TV Bahia pertence a ACM Neto, do DEM. Como estava previsto, o IBOPE divulgou mais uma sondagem. Mas, desta vez, a uma semana da eleição, o instituto exagerou na dose da molecagem.

Contra todas as demais pesquisas – Vox Populi, Datafolha e PeA – o IBOPE “achou” 28% para o candidato ACM Neto (DEM/TV Bahia), contra supostos 20% para Walter Pinheiro (PT) e João Henrique (PMDB). É uma prática antiga do IBOPE. Às vésperas da eleição a última pesquisa “ajusta” a sondagem, mas, se o negócio for compensador nem isso acontece, como ocorreu com Paulo Souto e Wagner.

O Ibope dizia Paulo Souto ganha, e deu Wagner.O IBOPE/TV Bahia, da famiglia ACM, tenta disfarçar a arrumação, colocando empate entre João Henrique e Walter Pinheiro, mas, num patamar bem distante, longe da margem de erro de 3%. Esse pessoal do IBOPE deveria ser processado por fraude eleitoral.

Soa como piada de mal gosto a tal simulação do segundo turno em que o candidato do DEM, dono da TV Bahia que contratou o Ibope, ganha em todas as alternativas. A curiosidade é saber como o IBOPE vai se explicar quando vierem os resultados das urnas.
Comentário.

Como sabido, o consórcio liderado pelo DEM, não se conformando com a a larga vantagem do candidato João da Costa(PT-PE) nas pesquisas de intenções de voto, deu um golpe branco nas eleições do Recife, que culminou na cassação da candidatura petista.Fato inédito na História de Pernambuco.

Mas antevendo que o tiro poderá sair pela culatra,(como de fato vai sair) pode o consórcio precisar de um instituto de pesquisa para tentar levar a eleição para o segundo turno.

E este instituto pode vir a ser IBOPE.

Como visto ai em cima, já há indícios concretos de manipulações de pesquisas a favor de certas candidaturas.Gabeira também anda reclamando do IBOPE lá no Rio de Janeiro.

Não perder de vista o que fez o IBOPE na eleição presidencial de 1989.Essa gente não presta.Todo cuidado é pouco.

Nenhum comentário: