domingo, 28 de setembro de 2008

LULA CRITICA O PROER DE BUSH JR.


27/09/2008 - 21h22

Lula critica pacote de ajuda dos EUA e diz que "eles" têm que resolver crise

Folha Online

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado que a responsabilidade por resolver a crise econômica mundial é "exclusivamente" dos EUA e fez críticas ao plano de US$ 700 bilhões para ajudar as instituições financeiras americanas.

"Quando eles [os EUA] ganham muito dinheiro, o dinheiro fica só com eles. Agora, quando eles têm um prejuízo, eles querem repartir [o problema] com o povo pobre do resto do mundo. Eu não tenho culpa se eles fizeram da economia deles um jogo de cassino. Agora, eles têm mais que resolver a crise deles e não deixar que isso chegue ao Brasil", disse ele, durante participação em comício para a campanha do PT à prefeitura de Guarulhos (Grande São Paulo).

O presidente condenou também a proposta de ajuda financeira, em discussão no Congresso americano. Segundo Lula, essa ajuda é injusta para com as famílias que ficaram sem suas casas. "Eles querem ajudar os bancos e não querem ajudar os pobres. Muitas pessoas ficaram sem as suas casas com essa crise. Isso tudo foi culpa de um sistema que resolveu especular com o setor imobiliário", afirmou.

Para evitar que a crise atinja o Brasil, Lula afirmou que o país tem reservas em caixa de US$ 200 bilhões. Ele também afirmou que outra saída é investir em exportações para a América Latina, o Oriente Médio e a África, de modo a reduzir a dependência econômica com os EUA.

Nenhum comentário: