terça-feira, 30 de setembro de 2008

PALAVRAS DO PRESIDENTE


O presidente Lula não veio ao Recife para o comício petista da última sexta-feira, mas ontem apareceu no guia eleitoral numa gravação inédita reforçando, mais uma vez, o andor do prefeiturável do partido, João da Costa.
Numa clara referência às conseqüências da cassação do candidato do PT pela Justiça Eleitoral - ocorrida há uma semana por conta do uso da máquina municipal - o presidente alerta aos eleitores do Recife para não se deixar enganar por críticas de adversários ou denúncias de época de eleição.
No final, voltou a pedir voto: "No dia 5, vote em João da Costa". O guia petista foi aberto com uma explicação destinada a "deixar bem claro" o episódio que acarretou a condenação do candidato. Num relato narrado pelo repórter Leonel da Mata, foi dito que a Polícia Federal não investigou João da Costa, mas servidores que usaram equipamentos da prefeitura. No final, arrematou: "Tudo o que diz diferente disso, é intriga da oposição".
O assunto foi ignorado pelos principais candidatos de oposição, que optarampor fazer um balanço antecipado da campanha e demonstrar confiança no 2º turno. A exceção foi Mendonça Filho (DEM), que voltou a falar de eleições limpas, ética e justiça. Cadoca (PSC) lembrou ao eleitor que chegou a hora de votar com consciência. Raul Henry (PMDB) destacou que discutiu problemas e apontou soluções.
Nas ruas, os candidatos intensificaram a movimentação. Cadoca participou de duas caminhadas: uma no Córrego do Euclides e outra na comunidade de Bola Rede, ambas na Zona Norte. Voltou a falar da cassação de João da Costa, mas evitou politizar. "A decisão é de primeira instância. Se aconteceu alguma injustiça, poderá ser corrigida nas instância seguintes", enfatizou. Mendonça caminhou na comunidade de Roda de Fogo.
Na ocasião, ignorou a postura do prefeito João Paulo (PT) de relembrar denúncias que marcaram eleições passadas, como os casos do Bandepe, do Banco do Nordeste e de Maria do Socorro. "Não estou preocupado com João Paulo. Vou continuar com a minha luta, mostrando as propostas para o Recife", disse.
Raul visitou o Alto do Pascoal e mostrou-se confiante na assimilação das suas propostas pelo eleitorado. "O conjunto das propostas e a qualidade da campanha estão se transformando em intenção de voto", apostou.
João da Costa, por sua vez, voltou a atacar a oposição na tarde de ontem. Afirmou, em discurso realizado após caminhada na Várzea, que os adversários "usam o caminho da calúnia, da infâmia e da mentira" para tentar levar a eleição para o segundo turno.
DPnet.
Comentário.
O presidente Lula falou, tá falado.
João da Costa não tem culpa por meia dúzia de aloprado, de picareta, delinquente ter usado computadores da prefeitura do Recife para pedir voto para ele.
Meter as mãos nos recursos públicos quem sabe fazer muito bem é o DEM, o partido que lidera o ranking de cassações de corruptos.

Nenhum comentário: