terça-feira, 10 de maio de 2011

Crise? Que crise?

Varejo tem melhor Dia das Mães desde 2003

Ana Luísa Westphalen e Eduardo Laguna

Valor Econômico - 10/05/2011

Apesar das taxas de juros mais altas, o comércio varejista teve o melhor Dia das Mães desde 2003, com aumento de 12,4% nas vendas realizadas entre os dias 2 e 8 de maio frente ao mesmo período de 2010 (3 a 9 de maio), segundo dados da Serasa Experian. Apenas no último fim de semana, as vendas avançaram 8,1% diante de igual período do ano passado.

As consultas para vendas a crédito para bens duráveis cresceram 7,2% na mesma base de comparação, enquanto as vendas à vista de itens de menor valor cresceram 10,2%, segundo levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Economistas do Serasa acreditam que a compra parcelada continua estimulando o consumo, assim como a volta do cheque pré-datado.

A confiança do consumidor brasileiro, no entanto, teve leve queda em abril, conforme pesquisa da ACSP feita em parceria com a Ipsos. O índice nacional de confiança da instituição caiu para 150 pontos no mês passado, contra 157 registrados em março. A parcela dos participantes que definem sua situação financeira como boa caiu de 51% para 47% entre abril e março. A associação relaciona a mudança de humor às medidas de restrição ao crédito adotadas pelo governo.

Dos entrevistados, 42% se sentem mais confiantes no emprego, abaixo dos 48% de março. O percentual dos que estão menos confiantes no trabalho passou de 19% em março para 21% em abril. Para o presidente da Associação Comercial, Rogério Amato, o consumidor tende a ficar mais pessimista se a inflação permanecer alta por um período mais longo de tempo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu adoro ver o PIG quebrando a cara. Mas eles não aprendem nunca.