quarta-feira, 18 de março de 2009

CORRUPÇÃO DEMOCRÁTICA

18/03/2009
Quatro vereadores de Igarapava são presos suspeitos de corrupção

Folha Online

Quatro vereadores de Igarapava (SP) foram presos nesta quarta-feira suspeitos de participarem de um esquema de corrupção no município. Eles foram presos em flagrante por promotores do Gaerco (Grupo de Atuação Especial Regional de Combate ao Crime Organizado) quando exigiam propina do prefeito Francisco Molina (PSDB) para não barrar os projetos do Poder Executivo na Câmara dos Vereadores.

A operação prendeu os vereadores José Laudemiro (DEM), José Eurípedes (PT), Roberto Silveira (PSDB) e Sérgio Augusto de Freitas (PP). Os quatro e o presidente da Câmara Municipal, Alan Kardec de Mendonça (PSDB), teriam montado um esquema pelo qual exigiam do prefeito o pagamento mensal de propina.

Freitas já responde a um processo pela morte do então prefeito de Igarapava, Gilberto Soares dos Santos, ocorrida há 10 anos.

A reportagem não localizou os advogados dos vereadores presos para comentar a operação do Gaerco. Mendonça teve a prisão temporária decretada e está foragido.

Segundo o Ministério Público, os vereadores exigiam o pagamento de R$ 15 mil este mês e de R$ 20 mil por mês a partir de abril, sob ameaça de barrarem todos os projetos de lei do Executivo em tramitação na Câmara.

O Gaerco monitorava as ações do grupo com interceptações telefônicas autorizadas pela Justiça. Segundo a Promotoria, as gravações comprovaram o esquema de extorsão contra o prefeito.

Nenhum comentário: