quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Criticar também pode





O site de CartaCapital tem postado críticas a um comercial da Hope com Gisele Bündchen. Foi o suficiente para que se abrisse a caixa de ofensas contra nós. É preciso explicar alguns pontos:


1. O site reproduziu críticas ao comercial, de inegável tom sexista (o que, em princípio, não o desqualifica). Choveram reclamações a nossa “postura politicamente correta” ou a nossa verve “stalinista”. Não é a primeira vez que propagandas são criticadas e, como um veículo de comunicação, nos limitamos a reproduzir as observações ou demos espaços a quem não gostou da peça publicitária. Tentar impedir essas críticas não seria, portanto, um ato de censura que aqueles que nos atacam tanto dizem abominar? A liberdade de expressão não é universal? Não se funda em três pilares: é permitido a qualquer indivíduo falar o que quer, estar pronto para ouvir o que não quer e buscar a Justiça quando se considerar ofendido? Ou só vale para quem pensa como a gente?


 
2. Não defendemos em nenhum momento que o comercial fosse retirado do ar. Se uma secretaria ligada ao governo federal decidiu interpelar o Conar a respeito, isso não nos diz respeito. E se o Conar decidir proibir sua veiculação, igualmente. Noticiaremos os fatos.


 
3. Fazer piadas “politicamente incorretas” ou valer-se de “tiradas fáceis” não é necessariamente um sinal de criatividade. Antes é um demonstração de preguiça, pois a maioria esmagadora delas já foi feita nos últimos séculos (em geral com mais brilhantismo). Os publicitários – e alguns que se consideram humoristas – acham que seu trabalho tem sido tolhido pela falta de humor e de “inteligência” de uma porção “soviética” dos receptores das mensagens. Talvez o problema seja outro: a criatividade anda em falta, a se tomar como base certas propagandas e certos programas ditos humorísticos. Qualquer chimpanzé seria capaz de produzir algo melhor do que tem sido vendido, a peso de ouro, como fruto da genialidade dos “criativos”. Nem se fale naqueles que acham divertido reanimar preconceitos contra minorias (estes, quase geralmente, lambem as botas dos poderosos. Parece um traço de personalidade: o sujeito pisa nos de baixo enquanto se segura nas bolas de quem está acima). E não estamos falando aqui do comercial da Hope, antes que alguém resolva tomar o todo pela parte.

 
4. Se uma empresa quer pagar uma fortuna e ligar sua imagem a uma bobagem pretensamente engraçada, o problema é dela. Corre o risco de ser criticada ou, no mínimo, de não ser entendida. Faz parte dos ruídos da complexa comunicação entre os seres humanos – aliás, empresas pagam uma fortuna para, inclusive, serem amplamente aceitas. Mas às vezes não funciona, não é mesmo? Fonte:CartaCapital

16 comentários:

Maria Amélia Martins Branco disse...

Essa Gisele Buuuuuuuu é VERDE, MARINADA e TUCANA, fora branca azeda.

ROMUALDO RENATO disse...

TINHA UMA PROPAGANDA MUITO PIOR EM QUE O MARIDO IA ATÉ UM POSTO DE GASOLINA E QUANDO VOLTAVA TINHA "VÁRIOS RICARDÕES"ESCONDIDOS EM VARIOS CANTOS DA CASA.E A MULHER DIZ :JÁ VOLTOU BEM!.AQUELA PROPAGANDA SIM MERECIA O TOTAL REPUDIO DA MULHERADA.NO ENTANTO,NÃO SEI QUE FIM LEVOU ESSA PROPAGANDA.RESTA SABER QUEM SÃO MAIS IDIOTAS A AGÊNCIA QUE BOLOU A PROPAGANDA OU O CLIENTE QUE ACEITOU A IDÉIA AFINAL DE CONTAS A ÚLTIMA PALAVRA E O DINHEIRO É DO CLIENTE.QUEM SOUBER O QUE HOUVE COM ESSE "RECLAME" POR FAVOR ME DIGA!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Maria Amélia, é isso aí.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Romualdo, todas as vezes que olho aquela propapaganda só me lembro de FHC, o corno manso.

Anônimo disse...

nojo desse senho do demo

so pensa no fhc duente nodestino

Anônimo disse...

Petralhas não gostam de lingerie. Petralhas gostam mesmo é de cuecas. De preferência, recheadas de dólares.

Anônimo disse...

Olhem para a fachada da petista Iriny, e logo vão entender porque ela cismou com a Gisele.

O Brasil anda infestado por tumores que crescem sob o olhar complacente do governo. Exploradores da prostituição infantil, pedófilos impunes, pais que violentam filhos e outras obscenidades vão transformando o país num viveiro de crianças traídas. Com tantas meninas estupradas por aí, Iriny cismou com Gisele Bundchen.


Petralhas não gostam de "lingerie" (mulheres); petralhas gostam de "cuecas" (homens), de preferência recheadas de dólares.

Anônimo disse...

Essa Maria Amélia também deve ser uma despeitada. Um canhão, provavelmente.

Anônimo disse...

Se alguém deparar com alguma dessas petralhas machonas vestindo lingerie, vai pensar que está diante do próprio Belzebu!

Maria Amélia Martins Branco disse...

Anônimo, não sou para o teu "BICO" entendeu, tu não deve ser nem homem por que homem que é homem mostra a cara, tu deve ser um PORCO muito asqueroso ou um monstro travestido de humano, ou quem sabe um TRAVESTI TUCANO cheio de cilicone, botox(igual ao TUCANO Álvaro Dias)peruca e outras coisitas mais.

VERA disse...

Maria Amélia,

O tunganotário debiloide vive olhando o rabo dos outros, mas se esquece de olhar o próprio!!!

Chamou algumas petistas de feias, belzebu etc, mas "se esqueceu" de citar os CANHÕES do PSDBostas: Mônica-assassina-de-criancinhas-cerra; Célia leão; Yeda cruzes; Ruth-corna-mansa-cardoso; Sonsinha; Tucanhede e outras insignificantes das quais não lembro o nome!!!

Além do mais, esse tunganotário-bichona jamais elogiaria as mulheres mesmo!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Maria Amélia Martins Branco disse...

Vera, as machonas TUCANAS tipo Mônica aborteira horroroza com aquele óculos de aro vermelho a Soninha toda pura que de pura não tem nada, a Eliane Cantanhede da massa mal cheirosa sem falar nas outras TUCANAS, em Vera, será que o Anônimo é TRAVESTI, o homem não se apresenta nem que a vaca tussa, aí tem, vou mandar o meu marido responder pra ele, será que elevai encarar?

O TERROR DO NORDESTE disse...

Meninas, parem de bater no anônimo! kkkkkkkkkkk

O TERROR DO NORDESTE disse...

Amelia, e Vera.Esse anonimo passa 100% de seu tempo levando cacete de voces e ainda tem a cara mais cínica de dizer que ele é quem bate em vocês.Bate um caralho! Esse cabra não tem nenhum argumento para discutir.Sempre é a mesma ladainha.Exu tranqueira, governanta e por aí vai.Depois reclama que eu coloquei moderador no blog. coloquei sim, mas só deixo de publicar o comentário ofensivo e o que não diz coisa com coisa.

O TERROR DO NORDESTE disse...

No dia que o anonimo discutir honestamente eu publico os comentários dele.

Anônimo disse...

Publicar meus comentários? Deixe disso, Terror. Além de sentir muita inveja de mim, porque sei escrever, você tem medo de mim, porque simplesmente arraso com aquilo que você e esses outros imbecis que "puLullam" por aqui rabiscam, achando que estão escrevendo!