terça-feira, 27 de setembro de 2011

Instituição francesa tem de enfrentar colonialismo para dar honoris causa a Lula


Diretor da Sciences Po é obrigado a lembrar aos que se indignam com o passado não acadêmico do ex-presidente que ele foi votado pelos brasileiros em eleições democráticas, e que mudou "o curso das coisas"
Instituição francesa tem de enfrentar colonialismo para dar honoris causa a Lula
                   

São Paulo – Richard Descoings, diretor da instituição que teve a ousadia de dar o título de doutor honoris causa a Luiz Inácio Lula da Silva, precisou passar por uma saraivada de críticas de indignados cidadãos que não se conformam com a decisão.


Em uma reunião realizada esta semana em Paris, Descoings, da Sciences Po, foi submetido a um interrogatório digno de um diálogo entre casa-grande e senzala, segundo registra o jornal argentino Página 12. O Instituto de Estudos Políticos de Paris resolveu conceder a Lula o 16º título honoris causa em 140 anos de história, o primeiro a um latino-americano.


Segundo o repórter Martín Granovsky, a primeira pergunta foi sobre como se pode premiar alguém que se orgulha de nunca ter lido um livro. Neste momento, Descoings olhou assombrado, lembrou que esta suposta fala de Lula não consta de registros oficiais e lembrou que o certo é que o ex-presidente não tem título universitário.


A seguinte questão foi sobre o porquê de premiar um presidente “que tolerou a corrupção”. “Veja só, a Sciences Po não é a Igreja Católica. Não entram em análises morais, nem se conduzem conclusões precipitadas. Deixe para o balanço histórico este assunto (…) Que país pode medir moralmente a outro? Se não queremos falar destes dias, recordemos como um alto funcionário de outro país teve de renunciar por ter plagiado a tese de doutorado de um estudante”, afirmou, em referência a Karl-Theodor zu Guttenberg, ex-ministro da Defesa da Alemanha.


Questionaram ainda como o instituto poderia premiar a alguém que chamou por irmão a Muamar Khadafi, ex-presidente da Líbia. “Não desculpamos nem julgamos. Simplesmente não damos lições de moral a outros países”, apontou.


A historiadora argentina Diana Quattrocchi Woisson, que dirige o Observatório sobre a Argentina Contemporânea em Paris e que organizou o encontro, interveio para questionar quem havia comprado de Khadafi suas armas e que país refinava seu petróleo, além de comprá-lo – por sorte, registra o Página12, não foram citados nome e sobrenome de França e Itália.


Para Descoings, o honoris causa a Lula se deve a destacar “ao homem de ação que modificou o curso das coisas”, e que o intuito é reforçar a ideia de que os seres humanos não estão divididos entre “uns ou outros”, mas se compõe como “uns e outros”. “O mundo se pergunta tudo. E temos de escutar a todos. O mundo não sabe sequer se a Europa existirá no ano que vem”, argumentou o diretor da Sciences Po.


Um jornalista brasileiro presente à conferência perguntou, com ironia, se o honoris causa a Lula fazia parte das políticas de cotas do instituto. “As elites não são somente escolares ou sociais”, observou, com paciência, Descoings. “Os que avaliam quem são os melhores são os outros, e não os que são iguais a alguém. Se não, estaríamos frente a um caso de elitismo social. Lula é um torneiro mecânico que chegou à Presidência, mas, segundo tenho entendido, foi votado por milhões de brasileiros em eleições democráticas.”


Clique aqui para acessar a íntegra do discurso de Lula

5 comentários:

Anônimo disse...

1 Coríntios 1.26-29 - Irmãos, reparai, pois, na vossa vocação; visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes; e Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; a fim de que ninguém se vanglorie na presença de Deus



Parabéns Presidente.

Anônimo disse...

O melhor momento desses títulos "horroris causa" concedidos ao Exu Tranqueira ocorreu em Pernambuco, quando colocaram uma espécie de penico vermelho na cabeçorra dele. Nada mais apropriado. A História registrou, para que as gerações futuras não duvidem de que uma traqueira dessas passou por aqui.

Maria Amélia Martins Branco disse...

Esse comentário do ANÔNIMO do PINICO é de baixo calão, deve ser algum "troll" comprado com o dinheiro da corrupção TUCANA para destilar ódio, veneno, contra o maior presidente do Brasil, enquanto isso eles estão atolados e sem rumo cada vez perdendo espaço, o espaço que eles tem é só na mídia comprada recentemente por 9 milhões pelo Alckmin,nos jornais do ESGOTO: Estadão, Folha, Globo, LIXOVeja é só o que resta pra essa cambada. Enquanto a caravana passa os cães ladram e Lula é homenageado mundo à fora para o desgosto dessa cambada, desejo que se envenenem no seu próprio VENENO. Mostra o teu FOCINHO, TUCANO DERROTADO.

Zé disse...

Essa elite falida do Brasil é ridícula. Estão chegando às raias da loucura de tanta inveja do LULÃO.

Quanto mais eles gritam no meio dos porcos, mais LULÃO é aclamado no Brasil e no mundo.

PORCOS !!!

Veralula disse...

CUIDADO, HEIN, TUNGANOTÁRIO DEBILOIDE!!!

INVEJA MATA!!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK