sábado, 27 de fevereiro de 2010

PT diz contar com 13 vezes mais militantes do que PSDB

“Sem contar, pessoas, como eu. Sinceramente, o PT é o único que pode falar que tem um “projeto” de democracia interna. O PSDB nem uma prévia deu conta de fazer”


Daniel Biasetto/Especial para Terra

Especialista: “Os partidos que estão no governo acabam tendo mais êxito do que a oposição”

Marcela Rocha e Eliano Jorge

O PT diz ter 1,37 milhão de filiados. Desse contingente, 518 mil são considerados militantes, ou seja, participarão da campanha presidencial da pré-candidata petista Dilma Rousseff, atualmente ministra da Casa Civil. O PSDB não fica muito atrás no número de filiados. Com 1,22 milhão de integrantes, a legenda tucana estima ter 40 mil militantes para a campanha do provável candidato José Serra, governador de São Paulo.


As informações foram concedidas a Terra Magazine por ambas as executivas nacionais dos partidos. Segundo o secretário-geral tucano, deputado Rodrigo de Castro (MG), a legenda está reforçando o trabalho de aproximação desses militantes. Para isso, o partido pretende estrear um portal de internet, que está sendo feito há quatro meses.

“O PSDB já começou um trabalho de recadastramento de seus filiados”, que nasceu com a falecida necessidade de prévias. O secretário não nega, nem acata, o número de militantes oferecido pela executiva, contudo ele faz uma ressalva: “Não podemos precisar desta forma, até porque, muitas vezes, existem militantes que nem são filiados”.

- Vamos lançar nosso portal voltado para a mobilização dos filiados. Temos muitos militantes em Roraima, por exemplo, que quase não têm contato conosco. Queremos criar essa rede com as ferramentas mais modernas de internet.

Os responsáveis pelo portal são da empresa Loops, que fez, na internet, a campanha de Fernando Gabeira (PV) para prefeito do Rio de Janeiro em 2008. “Temos trabalhado intensamente nele”, diz. Segundo o tucano, o intuito é atrelar o portal à estratégia de marketing do candidato.

Para o cientista político Rafael Cortez, da Tendências Consultoria, é difícil confiar nesses números de filiados e militantes ao definir uma campanha. “Mais importante do que isso são as relações que os partidos conseguem estabelecer com categorias profissionais, grupos de interesses organizados”, ressalta, para depois destacar a proximidade petista com o movimento sindical.

- Os partidos que estão no governo acabam tendo mais êxito do que a oposição porque têm capacidade de implementar políticas públicas que beneficiam esses diferentes setores. Essa é uma das bases que mostram a taxa bastante elevada de reeleição no Brasil – conclui.

Terra Magazine

Fonte:Muito Pelo Contrário

3 comentários:

zcarlos disse...

Cumpadi Gilvan,
socorro... como se faz para "embedar" vídeos do uol?
Desculpe minha ignorância, mas não encontro o link como nos vídeos do youtube...
Salve-me se for capaz!
Um abraço.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Zé, é só vc ir lá embaixo, onde tem a palavra código, copiar a salda de letrinha de lá, e colar no blog.Abraços, cumpadi.

zcarlos disse...

Vô tentá...
é ki naum vi salada nenhuma de letrinha nos videos do uol... hehe
Muito grato cumpadi.