sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Lula lamenta nível da campanha e vê preconceito contra mulher


Presidente minimiza declarações do papa Bento XVI e afirma que posição da Igreja Católica é a mesma há 2 mil anos

Por: João Peres, Rede Brasil Atual



São Paulo – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar o baixo nível da campanha no segundo turno das eleições presidenciais. Sem citar o candidato do PSDB, José Serra, o presidente falou que está triste devido à maneira como foram conduzidas as discussões nas últimas semanas.

“A candidata Dilma (Rousseff, PT) foi vítima do preconceito mais uma vez mostrado de forma arraigada contra a mulher brasileira. Mas, de qualquer forma, acho que o Brasil vai dar mais uma demonstração de consolidação da democracia”, afirmou, durante a abertura do Salão do Automóvel, na zona norte da capital paulista.

Lula evitou criticar o papa Bento XVI, que nesta semana afirmou que os representantes religiosos devem se manifestar politicamente e condenar o aborto. A declaração do líder católico foi imediatamente elogiada por Serra, que neste segundo turno tem feito campanha em torno do tema na tentativa de desgastar Dilma junto ao eleitorado religioso.

"Não vi nenhuma novidade na declaração do papa", avaliou o presidente. "Esse é o comportamento da Igreja Católica desde que ela existe. Se for ver a Igreja Católica, 2 mil anos atrás, ela falava exatamente a mesma coisa", acrescentou.

Lula evitou relacionar a manifestação de Bento XVI e o momento eleitoral e lembrou que a liberdade é boa para que as pessoas demonstrem suas opiniões na hora em que desejarem. “A gente ganha ou a gente perde, a gente pode pagar um preço pelos erros que a gente cometeu. Devo ter cometido muitos erros. Agora, pelo reconhecimento da sociedade brasileira, parece que eu cometi um pouco mais de acerto", resumiu.

Bem-humorado, o presidente indicou ainda que o país viverá seu melhor Natal em dez anos, com uma classe média robusta e uma classe média-baixa com maior poder de compra. Lula lembrou que o índice de desemprego brasileiro está bem abaixo do registrado nos Estados Unidos e na Europa, e que já há quadro de pleno emprego em algumas capitais. “Vejo como o horizonte de futuro só melhora para o Brasil. Entramos em uma fase em que não há como o Brasil retroceder. O mundo está acreditando no Brasil, os brasileiros estão acreditando no Brasil.” Lula acredita que o país está no caminho para se transformar rapidamente em uma economia avançada.

Neste sábado (30), o presidente deve descansar em sua casa, em São Bernardo do Campo, diferentemente do primeiro turno, quando realizou caminhada ao lado de Dilma. Lula vota na cidade do ABC paulista e, em seguida, viaja a Brasília, onde acompanhará a apuração.

Nenhum comentário: