quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Não deixe a tucanalha tomar conta do pré-sal

Tupi produzirá 28 mil barris de petróleo até dezembro

Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro 27/10/2010

A Petrobras inicia amanhã (quinta-feira) o sistema definitivo de produção de petróleo de Tupi, o primeiro campo no pré-sal de quase seis mil metros de profundidade. Limitado à fase de testes até dezembro, quando a estatal entregará a declaração de comercialidade à Agência Nacional do Petróleo (ANP), o projeto vai extrair 14 mil barris por dia nos próximos dois meses, a partir do navio-plataforma Cidade Angra dos Reis.


Paralelamente, a Petrobras manterá o teste de longa duração que já extrai na região 14 mil barris por dia em Tupi a partir da plataforma Cidade São Vicente, segundo afirma ao iG o gerente-executivo de Exploração e Produção, José Antõnio Figueiredo. Serão produzidos, portanto, 28 mil barris diários até o final do ano.

Figueiredo revela que em janeiro, quando Tupi passará da fase exploratória para a fase de produção, conforme os trâmites legais determinados pela legislação, a produção do campo a partir da plataforma Cidade Angra dos Reis, que será iniciada amanhã, vai aumentar, sendo gradativamente ligada a outros poços de produção ao longo de 2011. Por outro lado, o teste de longa duração iniciado em 2009, por meio da plataforma Cidade São Vicente, deverá ser finalizado em dezembro.

“Os dois projetos vão conviver até o final do ano. A plataforma Cidade de São Vicente continua no local, para que possamos entender melhor o comportamento do reservatório. São Vicente vai sair em dezembro”, afirmou Figueiredo.

O sistema de produção que será inaugurado nesta quinta-feira, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, deverá permanecer por cerca de 25 anos, segundo o executivo. Figueiredo, juntamente com outros dois executivos da área vão detalhar nesta tarde, na sede da Petrobras, o projeto que será inaugurado amanhã em Tupi.

Nenhum comentário: