segunda-feira, 22 de setembro de 2008

SEGREDOS DA REPÚBLICA DOS TEMPOS DE FHC

22/09/2008 - 04h56
PF não consegue decifrar criptografia dos arquivos de Daniel Dantas


Folha Online

Dois meses e meio depois de apreender cinco discos rígidos no apartamento do banqueiro Daniel Dantas, durante a Operação Satiagraha, a Polícia Federal ainda não conseguiu decifrar a criptografia que protege os dados. Segundo reportagem de Rubens Valente e Mario Cesar Carvalho publicada na Folha para assinantes do UOL e do jornal), até a última sexta-feira a polícia não havia conseguido desvendar as senhas.

Numa análise inicial, peritos da Polícia Federal disseram que precisariam de um ano para quebrar os códigos. Um dos peritos disse que nunca havia visto um sistema de proteção tão sofisticado no Brasil. O delegado Protógenes Queiroz, que coordenou a Satiagraha, diz que os HDs "guardam segredos da República".

Os cinco discos rígidos são unidades externas de memória, e estavam guardados dentro de um armário no apartamento do banqueiro em Ipanema, na zona sul do Rio.

O impasse levou os investigadores da PF a estudar uma alternativa jurídica para o rompimento do sigilo. Em conjunto com o juiz federal Fausto De Sanctis, informado há mais de um mês sobre os problemas nos HDs, os policiais discutem a possibilidade de obrigar, por ordem judicial, a empresa norte-americana que criou o software a fornecer as chaves eletrônicas que abrem os arquivos. É também aguardada a chegada de um grupo de peritos da PF de Brasília.
Comentário.
Chama os peritos do PCC que eles decifram.

Nenhum comentário: