quinta-feira, 1 de julho de 2010

SP:Esquema de propina na merenda de 30 cidades usava até primeira-dama, diz Promotoria


01/07/2010 da Folha.com

O Ministério Público de São Paulo disse nesta quinta-feira que a investigação sobre um esquema de desvio de verbas da merenda escolar descobriu que os prefeitos das cidades investigadas chegaram a utilizar as primeiras-damas para receber propina.

"As vezes é um secretário, as vezes é um representante da prefeitura, as vezes é para a primeira-dama --quando trabalha na prefeitura e tem gabinete próprio", disse o promotor Arthur Pinto de Lemos Júnior. Ele não apontou em quais cidades isso aconteceu.

Segundo ele, há investigação da pagamento de propina em pelo menos 30 cidades em quatro Estados (São Paulo, Minas, Rio Grande do Sul e Paraná). Por ano, os envolvidos no esquema chegavam a pagar cerca de R$ 300 milhões de propina.

Durante a operação das Promotorias de São Paulo e de Minas, deflagrada para obter provas na investigação, foram apreendidos computadores e documentos supostamente relacionados aos crimes contra a administração pública, lavagem de dinheiro e formação de cartel.

São Paulo

Para os promotores Silvio Marques e Arthur Pinto de Lemos Júnior, que investigam a suposta máfia da merenda escolar em São Paulo, o esquema de pagamento de propina a funcionários públicos ainda continua na Prefeitura de São Paulo.

"Há indícios disso na medida em que as empresas continuam sendo utilizadas", disse Lemos Júnior. "E alguns casos recontratadas [pela prefeitura]", completou Marques.

O promotor disse ainda que, segundo uma testemunha, por anos foram pagos R$ 6 milhões em propina a agentes públicos de São Paulo. Os pagamentos teriam ocorrido entre 2007 e 2008.

Por meio de nota, o prefeito Kassab disse que tem interesse na investigação, mas não comentou as críticas feitas pela Promotoria.

"A Prefeitura de São Paulo colaborou em todos os momentos com as investigações do Ministério Público, e reitera seu compromisso em colaborar sempre que for requisitada. A administração municipal é a principal interessada nas averiguações, inclusive como reforço ao contínuo aprimoramento dos seus mecanismos de controle de fornecimentos."

Nenhum comentário: