quinta-feira, 17 de maio de 2012

CPI ignora tubarões para pescar só peixes pequenos

CPI ignora tubarões para pescar só peixes pequenos

Perillo, Cavendish, Policarpo?; Não!; Sob a batuta do relator petista Odair Cunha (MG), Comissão convoca 51 personagens menores para depor; nomes graúdos foram deliberadamente colocados de lado, com o apoio do partido do governo; "o PT está selecionando alvos", apontou senador Álvaro Dias

Quem apostou que a CPI do Cachoeira não intenciona, efetivamente, apurar todas as ligações do contraventor com o mundo político, mas apenas algumas, ficou nesta quinta-feira 17 mais perto de ter razão. Depois de intenso bate-boca, na manhã de hoje, durante a sessão, os parlamentares que intencionavam convocar nomes de personagens graúdos citados no inquérito da Operação Monte Carlo ficaram falando sozinhos. Com apoio da bancada do PT, o relator Odair Cunha (PT-MG) deixou de lado pedidos para a convocação dos governadores Marconi Perillo (PSDB-GO), Sergio Cabral (PMDB-RJ) e Agnelo Queiroz (PT-DF), assim como o requerimento que exigia a presença do empresário Fernando Cavendish, dono da Delta Construções. Por mais que o senador Fernando Collor (PTB-AL) tivesse tentado requerer dos anais do Congresso o conteúdo do depoimento do jornalista Policarpo Junior à CPI dos Bingos, em 2006, no qual fez uma defesa do contraventor Carlinhos Cachoeira, nem isso foi conseguido. Cunha, simplesmente, lançou o requerimento para o arquivo. Por outro lado, nenhum dos parlamentares que foram grampeados ou são citados nos grampos feitos pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, foi chamado a depor. Nova reunião da CPI foi chamada somente para o dia 5 de junho, noutra visível manobra para o resfriamento dos ânimos.


Não é certa nem mesmo a presença do contraventor Carlinhos Cachoeira. Ele conseguiu em juízo, sob alegação de não ter informações oficiais sobre o conteúdo das acusações contra si, barrar a primeira tentativa de convocação. O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, igualmente teve seus interesses atendidos. Ele terá apenas de responder a um questionário por escrito, em lugar, como se esperava, de explicar pessoalmente porque levou quase três anos para abrir investigação formal contra o senador Demóstenes Torres, investigado pela Operação Vegas.


Pela ação coordenada do relator Cunha e do presidente Vital do Rêgo (PMDB-PB), apoiados firmemente pelos integrantes do PT na CPI, a projetada caçada a grandes tubarões vai se transformando numa delicada coleta de pexinhos ornamentais, representados nos 51 convocados a depor.Brasil247

2 comentários:

Francy Granjeiro disse...

Não sei se entendi direito.
A bancada que compõe a CPI só tem bunda mole!!??

Anônimo disse...

Mas por isso já se esperava. Alguém já viu por acaso FHC (o Corno Manso) ser convocado para uma CPI, ele que, junto com José Serra, foram responsáveis pela maior privataria e o maior roubo que a história desse país já conheceu?