segunda-feira, 28 de maio de 2012

Nelson Jobim reafirma que Gilmar Mentes mentiu

Nelson Jobim diz que “não houve conversa nenhuma”

O episódio sobre o encontro entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e o ex-ministro da Defesa, Nelson Jobim, tem ficado mais complicado de se compreender. Uma entrevista concedida por Jobim ao jornalista Fábio Schaffner, do Zero Hora, desmente a versão contada por Gilmar Mendes à revista Veja, de que Lula teria proposto um acordo para adiar a data de julgamento do mensalão no STF, em troca da blindagem de Mendes na CPI do Cachoeira, no Congresso. Na conversa publicada nesta segunda-feira pelo veículo gaúcho, Jobim garante que presenciou toda a conversa, que ocorreu em seu apartamento, em Brasília, e que não houve proposta alguma de Lula sobre o tema. Ele também afirma que não negou o fato à Veja e que Gilmar Mendes não fez qualquer comentário sobre o teor da conversa de Lula – totalmente institucional, segundo ele – quando o ex-presidente deixou o local.

Leia abaixo a íntegra da entrevista, que não está disponível no site do jornal, mas pode ser lida também neste blog.


"Não houve conversa nenhuma" - Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa



por Fábio Schaffner


Anfitrião do encontro entre o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, o ex-ministro da Defesa Nelson Jobim negou a Zero Hora que em algum momento o petista tenha pedido o adiamento do julgamento do mensalão. Segundo Jobim, a conversa entre eles durou cerca de uma hora, na manhã do dia 26 de abril, em seu escritório em Brasília. O ex-ministro foi enfático ao afirmar que o ex-presidente jamais fez qualquer proposta a Mendes envolvendo o mensalão e disse que negou à revista Veja que esse tenha sido o teor da conversa. Jobim falou com ZH ontem à tarde, por telefone, enquanto se dirigia ao aeroporto, no Rio, de onde regressaria a Brasília.


ZH – Lula pediu ao ministro Gilmar Mendes o adiamento do julgamento do mensalão?


Nelson Jobim – Não. Não houve nenhuma conversa nesse sentido. Eu estava junto, foi no meu escritório, e não houve nenhum diálogo nesse sentido.


ZH – Sobre o que foi a conversa?


Jobim – Foi uma conversa institucional. Lula queria me visitar porque eu havia saído do governo e ele queria conversar comigo. Ele também tem muita consideração com o Gilmar, pelo desempenho dele no Supremo. Foi uma conversa institucional, não teve nada nesses termos que a Veja está se referindo.


ZH – Por quanto tempo vocês conversaram?


Jobim – Em torno de uma hora. Ele (Lula) foi ao meu escritório, que fica perto do aeroporto.
ZH – Em algum momento, Lula e Mendes ficaram a sós?


Jobim – Não, não, não. Foi na minha sala, no meu escritório. Gilmar chegou antes, depois chegou Lula. Aí, saiu Lula e Gilmar continuou. Ficamos discutindo sobre uma pesquisa que está sendo feita pelo Instituto de Direito Público, do Gilmar. Foi isso.


ZH – Depois que Lula saiu, o ministro fez algum comentário com o senhor sobre o teor da conversa?


Jobim – Não. Não disse nada. Só conversamos sobre a pesquisa, para marcar as datas de uma pesquisa sobre a Constituinte.


ZH – Lula pediu para o senhor marcar um encontro com Mendes?


Jobim – Sim. Ele queria me visitar há muito tempo. E aí pediu que eu chamasse o Gilmar, porque gostava muito dele e porque o ministro sempre o havia tratado muito bem. Queria agradecer a gentileza do Gilmar. Aí, virou essa celeuma toda.


ZH – Há quanto tempo o encontro estava marcado?


Jobim - Foi Clara Ant, secretária do Lula, quem marcou. Lula tinha me dito que queria me visitar há um tempo atrás. Um dia me liga a secretária, dizendo que ele iria a Brasília numa quarta-feira (25 de abril) e que, na quinta, queria me visitar e ao ministro Gilmar. Ele apareceu lá por volta das 9h30min, 10h. Foi isso.


ZH – Se não houve esse pedido de Lula ao ministro, como se criou toda essa história?


Jobim – Isso você tem de perguntar a ele (Gilmar), e não a mim.


ZH – O senhor acha que Mendes pode estar mentindo?


Jobim – Não. Não tenho nenhum juízo sobre o assunto. Estou fora disso. Estou te dizendo o que eu assisti.


ZH – Veja disse que o senhor não negou o teor da suposta conversa. Por que o senhor não negou antes?


Jobim – Como não neguei? Me ligaram e eu disse que não. Eu disse para a Veja que não houve conversa nenhuma.

Nenhum comentário: