segunda-feira, 28 de maio de 2012

Lula: "Meu sentimento é de indignação"

Lula:


Ex-presidente emite nota em que se diz "indignado" com versão divulgada por Gilmar Mendes à revista Veja, segundo a qual teria sugerido a ele trabalhar pelo adiamento do julgamento do mensalão; Lula lembrou que reconduziu procurador Antonio Fernando de Souza mesmo após ele ter feito a denúncia do caso


O ex-presidente Lula publicou em sua página no Facebook e no site do Instituto da Cidadania a seguinte nota a respeito do encontro que manteve com o ministro Gilmar Mendes, do STF:





NOTA À IMPRENSA


São Paulo, 28 de maio de 2012


Sobre a reportagem da revista Veja publicada nesse final de semana, que apresenta uma versão atribuída ao ministro do STF, Gilmar Mendes, sobre um encontro com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 26 de abril, no escritório e na presença do ex-ministro Nelson Jobim, informamos o seguinte:


1. No dia 26 de abril, o ex-presidente Lula visitou o ex-ministro Nelson Jobim em seu escritório, onde também se encontrava o ministro Gilmar Mendes. A reunião existiu, mas a versão da Veja sobre o teor da conversa é inverídica. "Meu sentimento é de indignação", disse o ex-presidente, sobre a reportagem.

2. Luiz Inácio Lula da Silva jamais interferiu ou tentou interferir nas decisões do Supremo ou da Procuradoria Geral da República em relação a ação penal do chamado Mensalão, ou a qualquer outro assunto da alçada do Judiciário ou do Ministério Público, nos oito anos em que foi presidente da República.

3. "O procurador Antonio Fernando de Souza apresentou a denúncia do chamado Mensalão ao STF e depois disso foi reconduzido ao cargo. Eu indiquei oito ministros do Supremo e nenhum deles pode registrar qualquer pressão ou injunção minha em favor de quem quer que seja", afirmou Lula.

4. A autonomia e independência do Judiciário e do Ministério Público sempre foram rigorosamente respeitadas nos seus dois mandatos. O comportamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mesmo, agora que não ocupa nenhum cargo público.


Assessoria de Imprensa do Instituto Lula

Nenhum comentário: