terça-feira, 29 de maio de 2012

O PiG insiste em esconder a verdade




É inacreditável a capacidade que tem o PiG para distorcer os fatos, criar factóides, omitir informações.


Certa vez escrevi aqui que Honoré Balzac, no seu livro Os Jornalistas, acusava o jornalista de ter o poder da onipotência, de ser rápido no julgamento das pessoas e de exercer influência sobre os governos.Dizia mais Balzac que, para o jornalista, tudo que é provável é verdadeiro.


Essa crítica de Balzac, que o jornalista é rápido no julgamento das pessoas, cai como uma luva neste episódio gilmalesco  Veja-Gilmar-Lula-Jobim.


 
Pois bem. Houve um encontro entre três pessoas:Gilmar Mendes, Nelson Jobim e Lula.Gilmar Mendes acusa Lula de o ter pressionado para não julgar o processo do mensalão ainda nesse  ano.Jobim, que era o anfitrião do encontro, negou que Lula tivesse dito o que Gilmar Mendes relatou à Veja.Lula, ainda que acanhadamente, também desmentiu Gilmar Mendes.No entanto, para o PiG, quem está com a razão é Gilmar Mendes.O PiG é tão poderoso que tem o poder de revogar a regra básica de direito que diz que o "ônus da prova incumbe a quem alega e não a quem contesta".Há duas provas contra um uma, não obstante, o PiG entende que quem está falando a verdade é Gilmar Mendes.O PiG não se cansa de repetir que Gilmar Mendes acusou Lula de o ter o pressionado(Gilmar Mendes) para não julgar o mensalão.De outro lado, não há nenhuma matéria dizendo que Nelson Jobim desmentiu Gilmar Mendes, não falo nem sobre a negativa de Lula.Chega a ser vergonhosa a forma como o PiG trata esta farsa da Veja-Gilmar.


De outro lado, há de convir, que Lula pisou feio na bola.Lula jamais poderia ter ido a um encontro com os escroques Gilmar Mendes e Nelson Jobim, nem que fosse para um sepultamento.Lula parece ter esquecido que Gilmar Mendes, junto com a Veja, Demóstenes corrupto Torres e Nelson Jobim, criou um factóide que culminou com a derrubada de toda cúpula da ABIN.É inadmissível que um homem experiente como Lula tenha se submetido a um situação vexatória como essa em que se meteu.Com bandido ninguém brinca.Daqui a pouco Lula vai para um convescote com Beira mar e Cachoeira.

De uma coisa estou certo:esse encontro de Lula com Gilmar Mendes só fez piorar as coisas para os réus do mensalão. A afirmação de Gimar Mendes, ainda que mentirosa, mexeu com os brios dos ministros do STF.Não tenho dúvida que todos os réus do processo do mensalão serão condenados pelo STF.

Nenhum comentário: