domingo, 14 de setembro de 2008

ALIADA DE JARBAS VASCONCELOS É CONDENADA POR DESVIAR VERBA PÚBLICA


Ex-prefeita de Olinda é condenada a prisão por desvio de verba pública

Uma decisão da Justiça Federal pode trazer problemas para a imagem de Jacilda Urquisa (PMDB) em sua campanha para a Prefeitura de Olinda. Ela foi condenada a dois anos e meio de detenção por causa do desvio de verba pública durante seu mandato como prefeita entre 1996 e 2000. O juiz Allan Endry Veras, da 13ª Vara federal, entendeu que a candidata teve culpa pelo uso indevido de verba municipal para pagamento de pessoal - quando deveria ter sido usado parar quitar despesas de obra na Ilha do Maruim.

A ex-prefeita ainda não foi notificada sobre a sentença, mas já anunciou que vai recorrer. Em razão de Jacilda ser ré primária, o juiz substituiu a pena de prisão por prestação de serviços comunitários e pagamento de multa de 20 salários mínimos.

Nesta sexta-feira (12/09), ao ser informada da sentença do dia 14 de agosto, a candidata tentou explicar que não teve participação direta no desvio e fez questão de ressaltar que o dinheiro foi desviado para outro fim público, não para alguma conta bancária sua ou de seu secretariado. "Em primeira instância, o juiz tende a levar em consideração o texto literal da lei - não que eu não ache que a lei deva ser cumprida literalmente. Também não estou fugindo da responsabilidade, mas o erro foi de nosso secretário na época (Arthur Barbosa Júnior)", disse.

Ele também foi processado, mas o juiz federal decidiu absolvê-lo.Jacilda também teve outra derrota ontem. A liminar que ela havia conseguido em primeira instância para disputar as eleições mesmo com pendências no Tribunal de Contas do Estado foi cassada pelo Tribunal Regional Federal. Ela, no entanto, se mantém na disputa graças a entendimento do Supremo Tribunal Federal, que exclui só candidatos com condenação transitada em julgado.
Comentários.

Jacilda é aliada de primeira hora do senador antilulista Jarbas Vasconcelos(PMDB-PE).

Jarbas vive chamando o governo do PT de corrupto, mas defende a candidatura da corrupta Jacilda, indicou, inclusive, um outro aliado seu, o deputado estadual Pedro Eurico(PSDB-PE) para vice. E não é a primeira vez que Jacilda é condenada.

Na eleição passada Jacilda perdeu a eleição para a comunista Luciana Santos(PC do B-PE), e gora vai perder para o também comunista Renildo Calheiros(PC do B-PE), irmão do senador Renan Calheiros, aquele mesmo que andou comendo gente no Senado.O povo de Olinda, assim como o do Recife, não tolera corrupto.

Nenhum comentário: