domingo, 7 de setembro de 2008

CHORA ALIADA DA QUADRILHA DEM-PSDB-PMDB-PPS

Diario Político

Marisa Gibson

Aí, a conversa é outraCaso se confirme a vitória de João da Costa (PT) no primeiro turno, o prefeito João Paulo derrota o PMDB de Jarbas Vasconcelos, o DEM de Mendonça Filho, o PSDB de Sérgio Guerra, se vinga da oposição interna do PT de Humberto Costa e ainda pode desdenhar da rejeição do PSB de Eduardo Campos. Não é pouca coisa. A pesquisa do Instituto DiarioData Associados mostra João da Costa com 54% dos votos válidos, contra 27% alcançados por Mendonça Filho (DEM), o segundo colocado. Cadoca (PSC) tem 9% enquanto Raul Henry (PMDB) fica com 8% e Edílson Silva (Psol) e Kátia Telles 1% cada um. É muito. Se for nessa pisada será uma vitória histórica que deixa de imediato uma grande interrogação: qual será o papel de João Paulo, a partir do dia 2 de janeiro de 2009? Vencida a eleição, se for o caso, as atenções se voltarão inicialmente para a divisão dos espaços na Prefeitura do Recife entre os partidos que integraram a gigantesca Frente Popular do Recife. E aí todo o cuidado é pouco. Essa vitória pode ser também uma porta aberta para um isolamento precoce do prefeito João Paulo e ele prefeito tem consciência disso. Se se exibiu demais na fase inicial do guia eleitoral para demarcar espaço político, ofuscando seus companheiros de palanque, depois do dia 5 de outubro a estratégia será outra. Nada de aguçar a desconfiança que permeia suas relações com o Palácio das Princesas. Até o fim de 2006, muito se falou que, ao deixar a prefeitura, João Paulo poderia integrar o governo Lula, ocupando o Ministério das Cidades, mas ficou por aí. Esta hipótese, no entanto, pode vir a ser especulada novamente, diante do sucesso que o prefeito vem obtendo. Porém, ficando ou não planície, João Paulo terá um novo desafio. Ou se integra às forças lideradas pelo governador Eduardo Campos e aceita compor a chapa majoritária em 2010, ou segue um caminho próprio, não descartando antecipadamente sua candidatura ao governo do estado. Mas seja qual for a escolha, uma coisa é certa. Com a vitória que vem se desenhando para ele, João Paulo terá uma outra estatura política. E a partir daí a conversa vai ser em outro tom.João da Costa
// Os 54% de votos válidos que embalam João da Costa (PT) são o resultado de sua fidelidade ao prefeito João Paulo. No início da campanha, quando lhe foi insinuado que inserisse algo de novo à campanha, para que não ficasse só no discurso da continuidade ele foi taxativo: "vai ser continuidade até o fim, é isso que o povo quer". Cadoca e Raul .
// O empate técnico entre Cadoca (PSC), com 9% dos votos válidos, e Raul Henry (PMDB), com 8%, representa uma derrota nos bastidores. Cadoca acreditava ter mais votos que Raul, enquanto o peemedebista acreditava que ultrapassaria o adversário com a ajuda de Jarbas Vasconcelos e do guia eleitoral. Nada disso aconteceu.Mendonça.
// Com 27% dos votos válidos, Mendonça Filho (DEM), como se evidencia na pesquisa, pode não chegar ao segundo turno mesmo com a soma dos votos dos demais concorrentes. Tem o mérito de ter mantido seus percentuais. Começou com 30% e está mantendo quase o mesmo patamar Mas está morrendo na praia como aconteceu em 2006.Incômodo .
// O aumento da popularidade do prefeito João Paulo e da intenção de voto de João da Costa como mostra a pesquisa DiarioData se sobrepõe num momento de oscilação negativa da popularidade do governador Eduardo Campos, motivada talvez pelo efeito negativo da crise na saúde e dos problemas na área de segurança.Nos bastidores e na TV.
//O que se comenta nos bastidores é que o guia de Mendonça Filho é o pior, o que é contestado por ele. Pois bem, para o eleitor, depois de João da Costa, o candidato do DEM é o que melhor usa o programa guia eleitoral, como aponta a pesquisa do DiarioData Associados.Quem vem?
// Com o desgaste que a oposição terá, caso a eleição para prefeito do Recife seja decidida no primeiro turno, a pergunta que se faz é sobre quem vai despontar como novas alternativas e nome do deputado Bruno Araújo (PSDB) começa a ser lembrado.Ainda bem
// Com o corredor Leste-Oeste, o prefeito João Paulo acabou com a Conde da Boa Vista, engarrafou o trânsito nas ruas transversais, e gastou um dinheirão numa obra equivocada, sem planejamento e feia. Entre os entrevistados pelo DiarioData, 42% acham que o corredor piorou o transporte coletivo, mas 35 % consideram que melhorou. Conclusão(o Terror discorda, ficou ótima a obra) .
// Como o instituto da reeleição ainda está aí, o PT está se vestindo para passar 16 anos no comando da Prefeitura do Recife. Para satisfação de uns e desgosto de outros. Isto é democracia(16 anos não, um século. DEMente, tucanos e jarbistas NUNCA MAIS).
Comentários.
Não tem preço ver Marisa Gibson, do Diário de Pernambuco, antipetista de carteirinha, chorando com uma provável derrrota de seus aliados.
Bem amigos, vou dar uma saída, volto mais tarde.
Boa tarde.

Nenhum comentário: