sábado, 6 de setembro de 2008

DEPOIS DE VEJA, ISTOÉ PARTE EM DEFESA DE DANIEL DANTAS


IstoÉ: espião da Abin coordenou na PF todas as escutas
AE - Agencia Estado


SÃO PAULO - Reportagem publicada na edição desta semana na revista "IstoÉ" identifica no agente Francisco Ambrósio do Nascimento, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o espião que coordenou na Polícia Federal uma equipe que fez a escuta de 18 senadores, 26 deputados, de ministros do Judiciário, da ministra Dilma Rousseff e do secretário-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Conforme a reportagem, Nascimento, ex-agente do extinto Serviço Nacional de Inteligência (SNI), foi uma espécie de braço direito do delegado Protógenes Queiroz na Operação Satiagraha, "funcionando com elo entre Protógenes e agentes da Abin" cedidos à operação.
A reportagem sustenta que foram gravadas milhares de horas de diálogos telefônicos, realizados monitoramentos e centenas de filmagens "que compõem as entranhas da Satiagraha". Muitas das escutas extrapolaram as autorizações legais da Justiça, entre elas a que gravou a conversa entre o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), segundo a reportagem. As escutas também teriam sido feitas em telefones de "advogados, lobistas e inúmeros jornalistas". Segundo a reportagem, Nascimento e os agentes da Abin envolvidos na Satiagraha - a operação na qual chegou a ser preso o banqueiro Daniel Dantas - se instalaram em uma sala do Máscara Negra, como é chamado o prédio-sede da PF em Brasília.
Apesar disso, segundo a reportagem, nem o diretor da Divisão de Inteligência, delegado Daniel Lorenz, nem o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, "sabiam das missões confiadas ou da autonomia concedida ao espião". Ambrósio Nascimento usava crachá e senha de funcionária da PF para entrar no prédio e usar os computadores sem deixar rastros, segundo a "IstoÉ".
Comentários.
A reportagem da ISTOERA tem um objetivo claro:
Desqualificar o inquérito que deu origem a prisão de Dantas e seus comparsas.
Não perder de vista que Leonardo Attuch, repórter da referida revista, foi acusado de receber, junto com Diogo Mainardi e outros tantos, mesada de Daniel Dantas.

Um comentário:

Julio Falcão disse...

Gilvan, hoje o Portal Terra, em matéria de mesmo assunto, lá no final, diz que a defesa do min Gilmar feita pelo Sen Demóstenes foi feita na tribuna do senado. Fui até o site do senado e para minha surpresa não existe registro de nenhuma ida do senador à tribuna nos dias 14 e 15/07, prováveis dias em que ele podería fazer a defesa do ministro. Posso estar enganado ou foi a revista?

Julio Falcão