terça-feira, 16 de setembro de 2008

DESONESTIDADE INTELECTUAL

Uma coisa que mais prezo no jornalismo investigativo é a honestidade intelectual.

Dentre os jornalistas que procedem assim cito Bob Fernandes, de quem nunca deixei de ler uma matéria sua na revista CartaCapital e, agora, no Terra Magazine, Leandro Fortes, Sérgio Lírio, Maurício Dias, Hélio Fernandes, Hélio Gaspari.Até pouco tempo passei a admirar Paulo Henrique Amorim, Azenha e, por último, Nassif.

No dia de hoje li uma matéria de Luiz Nassif, a quem até então eu admirava, que ultrapassou o limite da desonestidade intelectual.

Nassif, por detrás do anonimato, publicou, sem nenhuma prova, matéria dando conta que o presidente Lula fez um acordo com Editora Abril (Veja), cujo objetivo principal é a de anular o inquérito policial da Operação Satiagraha e com isso beneficiar Daniel Dantas. Em troca, a Veja apoiaria Dilma na eleição de 2010.

Só uma pessoa mal-intencionada ou medíocre ou as duas coisas junta acreditam numa história dessas. Não entra na minha cabeça que um homem que chama um outro de escroque, como disse Bob Fernandes em reportagem recente, prestaria a fazer um acordo espúrio desse com Veja e Daniel Dantas, conforme acredita Nassif e sua fonte.

Lula, em situação muito pior, não precisou fazer conchavo com a Veja, imagina agora, ele que deu todo apoio a Polícia Federal para que a referida operação fosse concretizada. Aqui é bom registrar que Lula, se caso não quisesse que a operação satiagraha fosse a fundo faria como FHC sempre fazia: jogava tudo para baixo do tapete. Ou Nassif acha que não?Será que Nassif não sabe que um mandado de prisão contra um bandido rico só é executado com a ordem do Poder Executivo? Isto tanto no âmbito federal, como não âmbito estadual.

Eu posso estar sendo ingênuo, mas não acredito neste factóide montado por Nassif

Nassif, assim como Paulo Henrique Amorim, deve estar com algum recalque. Este, por causa da briga com Daniel Dantas e o Portal IG; e àquele por causa da briga que trava com a Veja e o Grupo Abril.

Não percebem eles que este tipo de comportamento pueril pode ser usado por Daniel Dantas contra os dois. Imagine se Daniel Dantas "plantar" uma matéeria na ISTOÉ afirmando que, segundo fonte segura, os dois estão a serviço da ABIN. Quando eles pedirem para o Orelhudo apontar a fonte pode ser tarde demais, o estrago estará feito.

Nenhum comentário: