terça-feira, 9 de setembro de 2008

A ONDA VERMELHA VOLTA A ATACAR

09/09/2008

Onda vermelha petista avança nas cidades


Conforme mais pesquisas vão aparecendo, duas verdades vão se consolidando sobre as eleições municipais.

Primeiro, que os partidos grandes (PT, PMDB, PSDB e DEM) são os que continuarão grandes depois de outubro.

Segundo, que há uma consolidação do PT no grupo das legendas hegemônicas. O partido de Lula deve ser um dos grandes vencedores nas principais cidades do país.

Levantamento preparado por este blog, com a ajuda do jornalista Piero Locatelli, mostra um quadro para lá de favorável para os petistas nas 108 cidades nas quais há pesquisas disponíveis. Candidatos da legenda estão na frente em primeiro ou empatados na frente em 31 desses municípios (em 16 cidades estão isolados em primeiro).


Essas cidades abrigam 49.272.711 eleitores, o equivalente a cerca de 39% dos que votarão em outubro. Este é o maior levantamento consolidado de pesquisas disponíveis na web (mais levantamentos são bem-vindos e podem ser enviados para o blog).



Entre as cidades que têm mais de 200 mil eleitores e podem eventualmente ter segundo turno, só 5 ainda não têm pesquisas disponíveis: São João de Meriti, Volta Redonda, Petrópolis, Belford Roxo e São Gonçalo.

Depois do PT e sua liderança em 31 cidades, vem o PMDB em segundo (25 cidades), o PSDB (22) e DEM (15).


(Como em muitas cidades há mais de um candidato em primeiro lugar, por causa da margem de erro das pesquisas, o total de "primeiros colocados" é 140, e não apenas 108)


Para ler todas essas pesquisas, clique aqui . Uma tradição desta página, desde o ano 2000.


Por Fernando Rodrigues
Comentários.
O imprensalão deu o PT como morto, quebrou a cara.
PT é o partido preferido dos brasileiros.

Nenhum comentário: